Quais são os principais problemas filosóficos?

Perguntado por: icastro3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

«O grande problema fundamental de toda a filosofia, em especial da filosofia moderna, é o da relação entre o pensamento e a existência [...], a relação do espírito com a natureza [...], o problema: qual existe primeiro, o espírito ou a natureza? [...]

A filosofia é o produto da nossa reflexão e estes problemas filosóficos surgem geralmente de forma espontânea, em consequência da nossa curiosidade acerca de nós próprios e das nossas ideias mais básicas.

Isso significa que o problema filosófico e sua resposta são formulados a priori, através da conclusão de um argumento. Trata de aspectos abstratos de problemas científicos ou cotidianos, com alto grau de generalização. É formulado na forma “O que é x?”, “Haverá justificação para x?” “Qual a natureza de x?”, etc.

Merecem destaque as guerras mundiais, o nazismo, a bomba atômica, a guerra fria, a corrida armamentista, o aumento das desigualdades sociais e a degradação do meio ambiente. Assim, a filosofia contemporânea reflete sobre muitas questões sendo que a mais relevante é a "crise do homem contemporâneo".

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

As principais escolas são:

  • Epicurismo. Escola fundada por Epicuro, os epicuristas creem que o bem é originário da prática da virtude e para que o indivíduo encontre o prazer, tanto o corpo quanto a alma devem evitar o sofrimento.
  • Ceticismo.
  • Estoicismo. Defendem o uso da razão a qualquer custo. ...
  • Cinismo.

Resposta. O Primeiro problema foi a Arkhé, ou seja, os primeiros filósofos tentaram através da razão explicar a origem do cosmos, matéria chamada de Cosmologia. Segundo os Pré-Socráticos, Arkhé seria a essência da criação do Cosmos e de tudo o que nele existe.

Um problema filosófico só é resolvido pelo pensamento deliberado, sem recorrer à experimentação científica, autoridade, observação ou cálculo matemático. Isso significa que o problema filosófico e sua resposta são a priori, através da conclusão de um argumento.

Resposta: O sentido da vida é uma questão existencial, filosófica por excelência. A questão do sentido da vida é existencial mas também metafísica. ... Ela coloca-se na consciência que o homem tem da sua existência, da inquietação perante a sua finitude, o absurdo da morte.

3 – Conhecimento filosófico
É um conhecimento pragmático cujo principal objetivo é encontrar explicações para os fenômenos aos quais estamos sujeitos. Alguns exemplos de conhecimento filosófico são questões referentes à existência ou não da vida após a morte ou à razão de estarmos aqui.

A ideia de filosofia nacional recobre habitualmente dois preconceitos nem sempre discerníveis: um preconceito psicologista e um preconceito historicista. A filosofia é aí pensada como a expressão de uma alma ou de um espírito cuja natureza permanece inalterada ao longo da História.

Formulamos questões como: de onde eles vêm? Quais são as alternativas a eles? Eles nos fornecem a verdade? Eles nos conduzem a boas coisas e nos afastam das ruins?

O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.

Os principais problemas filosóficos da Filosofia Antiga eram a busca pela arché - na época dos pré-socráticos - e, no período clássico, o problema de como se estabelecia o conhecimento verdadeiro, como conduzir a Pólis e como viver a vida.

Sócrates

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.

Platão, Sócrates e Aristóteles, cada qual a seu modo, foram os três filósofos máximos da Grécia Antiga e, também, de toda a Humanidade, em todos os tempos.

A filosofia, pois, segundo Aristóteles, dividir-se-ia em teorética, prática e poética, abrangendo, destarte, todo o saber humano, racional.

A história da filosofia na Antiguidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.

O principal foco da filosofia é a busca pelo conhecimento e compreensão do mundo e da existência humana. Ela busca responder questões fundamentais sobre a natureza da realidade, a origem do conhecimento, a ética, a moral, a política, entre outros temas.

Tales de Mileto iniciou uma busca pela origem do Universo (cosmologia), tentando saber qual seria o elemento gerador (arché) de toda a natureza, objeto denominado pelos gregos antigos pela palavra physis. Para Tales, esse elemento gerador de tudo era a água.