Quais são os principais problemas enfrentados pelos ribeirinhos?

Perguntado por: ovilela8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Portanto, um dos principais problemas da população ribeirinha é a falta de saneamento básico, precariedade no acesso à saúde, transporte e educação.

Entre as principais atividades econômicas exercidas pelos ribeirinhos, estão a pesca artesanal, roças de subsistência, práticas extrativistas e também a produção e comercialização de artesanato. A vida dos ribeirinhos da Amazônia também é caracterizada pelo isolamento entre rios e floresta.

O desmatamento em várzeas na Amazônia prejudica a pesca de comunidades ribeirinhas, afetando a segurança alimentar e a renda das populações tradicionais.

Os moradores se dedicam a pesca artesanal e tocam pequenas lavouras de mandioca. A raiz serve pra fazer farinha, beiju e outros derivados. A principal fonte de renda da comunidade é o extrativismo: o uso sustentável dos recursos da floresta.

Os povos ribeirinhos são considerados comunidades tradicionais devido ao seu modo de vida, baseado no uso e na conservação dos recursos naturais e da biodiversidade do ambiente em que vivem; além de se auto reconhecerem desta maneira, caracterizando um empoderamento sobre seus saberes tradicionais, sua cultura e sua ...

As crianças, adolescentes e adultos da região têm acesso às escolas ribeirinhas, que também se localizam nas margens dos rios. Essas instituições muitas vezes funcionam de maneira improvisada, e seu calendário letivo é adaptado ao ciclo das águas, já que os alunos dependem do rio para ir e vir.

Na Amazônia, o povo ribeirinho mantém uma forte relação com o ciclo dos rios. Apesar disso, também sobrevive do roçado, da caça e do extrativismo. A economia dos ribeirinhos está ligada à comercialização de frutos, peixes e farinha para os centros urbanos.

Em geral ela é desmontada, e remontada em outro lugar, mas algumas comunidades possuem técnicas para mover a casa para outro lugar sem desmonta-las: eles constroem apoios para as mesmas e serram-lhe as estacas, conhecidos como barrotes ou esteios, e através de uma espécie de trilho arrastam a casa mais para trás, onde ...

Suas moradias são construídas utilizando a madeira como principal alternativa de construção. A grande maioria das casas são palafitas, não possui energia elétrica, água encanada e saneamento básico e estão localizadas próximas às margens dos rios.

Mas o desmatamento e as queimadas já causam danos imediatos às comunidades ribeirinhas que vivem na região que engloba os estados da Amazônia, Rondônia e Roraima. Além dessas ameaças, essa população ainda enfrenta a carência de serviços básicos de saúde e educação.

Maioria dos ribeirinhos principalmente os que têm um tempo menor de moradia no local, se preocupam menos com a preservação ambiental do espaço destruindo de forma abusiva as matas ciliares que protegem o rio, construindo casas muito próximo da margem do curso de água corrente prejudicando o meio natural.

A natureza constitui como um ambiente axial para a construção da vida do ribeirinho, além disso, os processos pelo qual as relações sócioespaciais e histórico- culturais concebem um sentimento de pertencimento por este território na qual propicia todos os seus membros compreenderem a vivência dos atores sociais ...

De forma resumida, as principais atividades de subsistência dessa população são: a pesca, o cultivo de plantações, como o açaí, o pastoreio de animais, entre outras funções essenciais. O Pará, por exemplo, é o principal produtor de açaí e quem cultiva esse fruto, em sua maioria, são os ribeirinhos.

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Segundo levantamento feito pelo Projeto Povos Ribeirinhos, há 37 mil moradores vivendo isolados, à beira dos rios que cortam o maior estado brasileiro em área territorial.

Povos Originários: Quem é o povo ribeirinho da Amazônia? Os povos originários, ou tradicionais, moram nas proximidades dos rios, por isso são conhecidos como ribeirinhos. Em sua maioria, descendentes de imigrantes do Nordeste. A principal atividade de sobrevivência deles é a pesca artesanal e a caça.

A cultura ribeirinha se desvenda nas práticas ou nos fazeres do dia-a-dia. Os moradores da Ilha do Combu mantêm assim, as tradições culturais principalmente na alimentação, nos remédios caseiros feitos à base de plantas do terreiro3 de suas casas, ou plantados em paneiros4 pelos próprios moradores.

Entre suas particularidades estão classes majoritariamente multisseriadas e dificuldade de acesso da comunidade à cidade. “Há também a vivência comunitária e de interação com a pesca, o roçado, a caça e a interferência do rio no cotidiano escolar”, complementa o professor.

O peixe e os produtos derivados da mandioca são a base alimentar das comunidades ribeirinhas que vivem na Amazônia.