Quais são os principais problemas da diversidade cultural?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Entretanto, a diversidade da cultura brasileira também evidencia o que há de pior no ser humano, sentimentos baseados na falta de empatia e compreensão, mazelas sociais, elitismo e preconceito. Grande parcela da população desconhece os elementos culturais que integram as vivências de um povo.

Todos os dias segue sendo desafiador trabalhar diversidade no Brasil, por incrível que pareça. Aos poucos vamos avançando no debate, no entanto seguimos com os mesmos problemas, falta construir políticas, códigos de ética, etiqueta social construtiva e humanizadora.

Os elementos que compõem a diversidade cultural são variados e incluem religião, língua, costumes, folclore, manifestações culturais como museus e obras de arte, edifícios históricos ou monumentos, festivais ou danças com as suas respectivas lendas ou estilos musicais e até mesmo culinária.

As trocas de saberes e a convivência harmoniosa com a diversidade cultural permitem melhores relações, para uma sociedade mais desenvolvida em todos os aspectos. Assim, é preciso que todas as culturas tenham voz e sejam respeitadas dentro de seus próprios parâmetros.

A diversidade cultural é um conceito que compreende os diversos aspectos únicos em diferentes culturas. Esse conceito abarca a nossa linguagem, culinária, crenças, vestuário, nossos núcleos familiares, nossa política, e todas as outras características de um grupo de indivíduos que dividem certo território.

O que acontece quando não respeitamos a diversidade cultural? Mostra a incapacidade de lidar com a diversidade, o que é um sério problema cultural e social.

Os preços altos são obstáculo ao acesso à oferta cultural para 71% dos entrevistados, que acreditam que esse ponto é um importante empecilho para usufruir dos bens culturais. Outra razão apontada como obstáculo foi a barreira social imposta pelo perfil do público que frequenta espaços culturais.

Pluralidade cultural (ponto positivo) Variedade de estilos de vida (ponto positivo) Intolerância cultural (ponto negativo) Reprodução das culturas locais (ponto positivo)

Convivendo com a diversidade

  1. lembre-se sempre que todos têm diferenças e não deveríamos estabelecer quem é melhor;
  2. entenda que você tem o direito de ter opinião e discordar, desde que com respeito;
  3. compare-se sempre consigo mesmo, não com os outros;
  4. acima de tudo, seja exemplo.

Temas como raça, etnia, gênero, inclusão, religiosidade e as diversas manifestações culturais no contexto da educação se fazem cada vez mais necessários nas discussões que envolvem a formação de professores, bem como de suas práticas pedagógicas.

O termo diversidade cultural indica o conjunto de práticas e tradições culturais de uma localidade. Os diferentes ritmos musicais, os pratos típicos, as festividades e as manifestações populares brasileiras são exemplos da diversidade cultural do país.

Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território ...

O que é a Diversidade Cultural no Brasil? A diversidade cultural no Brasil é representada pelas inúmeras tradições, manifestações religiosas e artísticas, culinária, crenças e costumes, dos diferentes grupos de indivíduos nas diferentes regiões brasileiras.

Deste modo, a inclusão cultural depende não só da formação de um público consumidor, mas também da redefinição dos valores enraiado. Desta forma, a desigualdade cultural pode ser causada tanto pela repartição assimétrica do patrimônio, quanto pela carência de um público.

Uma outra forma de se valorizar as diferentes culturas é levantar uma pesquisa dos jogos de cada uma delas. Existem jogos advindos da África, Irlanda, Japão, China, Índia e várias outras localidades.

A desigualdade social afeta diretamente o acesso à cultura. Quanto menor a renda, menos as famílias frequentam os teatros, shows e cinemas. É isso que mostra um levantamento realizado pela Universidade de Brasília (UnB). Na cidade Estrutural, por exemplo, é muito fácil encontrar crianças que nunca foram ao cinema.

A formação da população brasileira
A população brasileira é o resultado de uma grande mistura de culturas e características físicas de diversas partes do mundo. São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira.

Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano.