Quais são os principais pontos para garantir o sucesso na germinação?

Perguntado por: oguimaraes7 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Fatores como presença de água, oxigênio e temperatura são importantes para a germinação de uma semente. A dormência é um processo que garante que as plantas germinem apenas em períodos apropriados para o seu desenvolvimento.

A luz é um fator muito importante para o crescimento e o desenvolvimento das plantas, influenciando diretamente a realização da fotossíntese, a germinação de sementes e a produção de flores.

Há várias maneiras de germinar as sementes, incluindo o uso de papel toalha, solo úmido ou métodos de imersão em água. O método mais fácil e comum é o uso de papel toalha umedecido: Limpe tudo.

Além da qualidade e da procedência, existem outros fatores que são determinantes para que a germinação ocorra da maneira correta, como luz, pH e temperatura da água. A planta germina melhor em ambientes com temperatura entre 22°C e 25°C e muita umidade – já que ficam submersas em água e no escuro.

Fatores determinantes para o crescimento e desenvolvimento das plantas de lavoura – Parte I

  • LUZ. ...
  • CO2. ...
  • TEMPERATURA. ...
  • ÁGUA. ...
  • OXIGÊNIO. ...
  • RELAÇÃO C3 x C4.

Os fatores que podem interferir no desenvolvimento de um vegetal podem ser internos, como alterações genéticas, taxas de hormônios e vitaminas; ou externos, como a intensidade da iluminação, a disponibilidade de água e a temperatura do ambiente em que a planta se encontra.

Aprendemos que as plantas precisam de água, solo fértil, ar e luz solar para crescer e se desenvolver. A propósito, as plantas que recebem, diretamente, a luz do sol se desenvolvem mais do que as outras que não recebem, já notaram isso? Isso acontece devido à fotossíntese, palavra que significa síntese pela luz.

A germinação é o processo de retomada do crescimento ativo do eixo embrionário. Consiste da seqüência ordenada de atividades metabólicas, que inicia com a embebição das sementes, estabelece a retomada do desenvolvimento do embrião até a formação de uma plântula normal, depende de umidade, temperatura e oxigênio.

Diversos fatores influenciam a eficiência do crescimento dos animais entre eles podemos citar a genética, o sexo, a nutrição, hormônios, ambiente e a sanidade animal.

Além das condições climáticas e de solo, outras variáveis como o potencial de comercialização de cada cultura, a lucratividade delas, os conhecimentos técnicos para cada tipo de plantio, o espaço disponível para a plantação e as necessidades de insumos e equipamentos para cada cultura também devem ser considerados.

O truque é deixar as sementes de molho em água morna, numa temperatura como se fosse dar um banho em um bebê - morninha. Deixe as sementes de molho nesta água de um dia para o outro, do mesmo jeito que fazemos ao deixar o feijão de molho.

- É importante estar com todo o material necessário na hora de plantar. Itens como terra, água, vaso, ferramentas e pano para limpeza são indispensáveis. Manta para drenagem também pode ser bastante útil, assim como argila, pedras e britas.

Em condições de temperatura e umidade do ar adequadas, a emergência ocorre 4 a 5 dias após a semeadura, porém, em condições de baixa temperatura e pouca umidade, a germinação pode demorar até duas semanas ou mais.

Dicas de como cuidar das mudas de plantas

  1. Escolha a espécie adequada. Não são todas as plantas que vão conseguir se adaptar à sua casa. ...
  2. Regue na hora certa. ...
  3. Troque os vasos sempre que necessário. ...
  4. Higienize suas plantas. ...
  5. Faça uma escolha correta do local. ...
  6. Tamanho adequado. ...
  7. Água.

Fases da germinação das sementes

  • Embebição: fase de captação de água pela semente. ...
  • Indução do crescimento: nessa fase a absorção de água é reduzida, surgem novos tecidos e ocorre a ativação do metabolismo.
  • Crescimento do eixo embrionário: nessa fase acontece a ruptura do tegumento, que é a expansão celular.

O crescimento é o resultado do balanço entre fotossíntese (aprisionamento ou fixação do CO2) e respiração (liberação ou perda de CO2), resultando em um saldo que pode ser maior ou menor, dependendo se a planta está ganhando ou perdendo massa.

Crescimento e desenvolvimento de uma planta iniciam com germinação de uma semente. Continuam com desenvolvimento vegetativo, floração, frutificação, dispersão de sementes e processos de senescência. Fase vegetativa do desenvolvimento tem início com célula única, o zigoto, predestinado a crescer de forma organizada.