Quais são os principais paralelos que cruzam o território nacional?

Perguntado por: ltaveira9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

Resposta. Resposta: Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio. Cortam no hemisfério Norte apenas parte do Amazonas, de Roraima, do Amapá e do Pará.

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

A Linha do Equador é uma linha imaginária traçada no ponto exato de igual distância entre o extremo norte da Terra e o extremo sul, sendo, por isso, o principal paralelo terrestre, além de possuir, por definição, a latitude de 0º.

hemisfério sul

A leitura da imagem abaixo, nos permite notar que a maior parte do território brasileiro está no hemisfério sul ou meridional — isto é, ao sul da linha do Equador — e totalmente localizado no hemisfério oeste ou ocidental, a oeste do meridiano de Greenwich.

Hemisfério Sul

A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.

O paralelo do Trópico de Capricórnio
No Brasil há dois paralelos principais que cortam os estados brasileiros que são a Linha do Equador, localizada na região norte, e o Trópico de Capricórnio, que passa por parte do Mato Grosso, São Paulo e Paraná.

Os Paralelos e Meridianos correspondem às linhas imaginárias do globo terrestre. Assim, enquanto os paralelos são as linhas traçadas horizontalmente, os meridianos representam as linhas verticais. Essas linhas cumprem a função de facilitar a localização no globo terrestre (geolocalização).

A coordenada geográfica de um determinado ponto da superfície da Terra é obtida pela interseção de um meridiano e um paralelo.

Os quatro hemisférios são: norte, sul, leste e oeste.

O Polo Norte geográfico está no Oceano Ártico. Localiza-se entre os paralelos 66º e 90º de latitude norte e não possui longitude porque é a convergência de todos os meridianos.

O continente americano é cortado por quatro paralelos principais: Círculo polar Ártico(1), Trópico de Câncer(2), Equador(3) e Trópico de Capricórnio(4). Ocupa terras do hemisfério norte, sul e oeste.

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S).

O principal paralelo é o Equador, que divide a Terra em dois hemisférios, o Norte e o Sul. Há outros quatro paralelos que recebem nomes especiais: O Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao Norte; o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, ao Sul.

Existem quatro paralelos mais importantes, sendo que dois estão localizados no hemisfério norte e dois estão localizados no hemisfério sul. São dois círculos polares e dois trópicos.

Linha do equador no Brasil
O Brasil é cortado pela linha do equador no ponto em que se localizada o Macapá, capital do Estado do Amapá (Região Norte).

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio é uma importante linha imaginária que corta, entre outros países, o Brasil.

O território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte.

b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul.

Extensão territorial do Brasil
O Brasil apresenta uma área calculada de 8.510.417,771 km²., conforme publicado no DOU n.º 41 de 03/03/2021. Segundo dados do Anuário Estatístico do IBGE de 2019, a costa brasileira tem uma extensão de 10 959 km banhada pelo Oceano Atlântico.

Fuso 1 (-2 GMT): A 30°O do Meridiano de Greenwich, surge o primeiro fuso brasileiro, o qual abarca as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha e Trindade e Martim Vaz. O tempo é contado pela subtração de duas horas ao GMT.