Quais são os principais objetivos do lúdico para a aprendizagem?

Perguntado por: lgentil . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Qual é objetivo da atividade lúdica? O lúdico contribui no desenvolvimento da criança e auxilia na aprendizagem, no desenvolvimento social, cultural e pessoal, assim proporciona a socialização e a aquisição do conhecimento. A atividade lúdica tem o objetivo de produzir prazer e diversão.

Aventura, Cooperação, Interação e Fantasia.

Atividades lúdicas são importantes de forma que, a criança desenvolva também o raciocínio lógico, evoluindo mentalmente, intelectualmente e favorecendo o amadurecimento social. Dessa maneira, estas atividades tem por objetivo aprofundar e desenvolver os conhecimentos do aluno, de forma divertida e não tradicional.

No processo de alfabetização o lúdico é utilizado para expor novos conteúdos, desenvolver habilidades de leitura e escrita, raciocínio, coordenação, e também distrair o aluno.

O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, expressão e construção do conhecimento (Santos, 2002, p. 12).

A prática pedagógica através da ludicidade pode proporcionar o desenvolvimento de atividades que estimulem o raciocínio lógico, a criatividade e o crescimento pedagógico de forma mais significativa. De acordo com Gulinelli (2008 p. 9), “a atividade lúdica é um fator muito importante para o desenvolvimento da criança.

36). Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

O lúdico como um recurso didático, está além de ser apenas jogos e brincadeiras, de propor divertimento, suas características são bem mais acentuadas como: desenvolver habilidades motoras e intelectuais, fixar conteúdos de forma prazerosa e envolvente, permitindo assim ao educando construir sua aprendizagem.

- mostrar o brinquedo como forma de observação; - retratar o jogo desde o conceito até as implicações pedagógicas; - citar e demonstrar o lúdico no processo de ensino-aprendizagem; - apresentar e estudar sobre brinquedoteca.

Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Diante de tal pensamento, compreende-se a importante do universo lúdico na infância, pois através dele, a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor.

Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.

A metodologia lúdica envolve uma bagagem de aspectos importantes no processo de aprendizagem, desde do princípio didático através de modelos recriados pelo professor, até a questão da prática que se desenvolve a partir de jogos e brincadeiras desportivas.

Mesclar brincadeiras, jogos, gincanas e outras formas de diversão com o conteúdo visto em classe é uma boa forma de engajar os estudantes e fazê-los assimilar o assunto de maneira mais direta. Assim, o aprendizado se torna dinâmico e o próprio estudante passa a conduzir, de certa forma, o conhecimento adquirido.

A ludicidade está conectada a elementos psicomotores, os quais são adquiridos pelo simples ato e prazer de brincar, que complementa o pensar pedagógico, tendo em vista que a criança aprende e se desenvolve física, mentalmente e emocionalmente enquanto brinca.

Na concepção da proposta o lúdico são as formas pela quais a criança inicia a aprendizagem sobre o mundo e sobre si mesma levando a conhecer signos e conhecê-los. Levando-a atingir um autocontrole e a simbolização.

A liberação dos conflitos tem sido apontada como uma das características básicas do jogo. Com relação a este critério, o que se busca valorizar como um dos importantes aspectos é a função educacional da atividade lúdica.

Nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.