Quais são os principais objetivos do IVCF 20?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Consiste na busca de informações referentes a vários aspectos: funcionalidade global, sistemas funcionais (cognição, humor, mobilidade, comunicação), sistemas fisiológicos principais, uso de medicamentos, história pregressa e fatores contextuais (avaliação sociofamiliar, ambiental e do cuidador).

O IVCF-20 é um questionário que contempla aspectos multidimensionais da condição de saúde do idoso, sendo constituído por 20 questões distribuídas em oito seções: idade (1 questão), auto-percepção da saúde (1 questão), incapacidades funcionais (4 questões), cognição (3 questões), humor (2 questões), mobilidade (6 ...

A definição do estrato Clínico Funcional baseia-se na funcionalidade (dependência ou independência para AVDs avançadas instrumentais e básicas) e na presença de fatores de risco, doenças e comorbidades múltiplas, pois, além da heterogeneidade funcional, os idosos também apresentam diferenças quanto à complexidade ...

Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

  • Acompanhamento médico regular e especializado. ...
  • Alimentação balanceada. ...
  • Prática de atividades físicas. ...
  • Cuidando da mente, cuidando do corpo. ...
  • Importância da família e dos laços sociais. ...
  • Respeitando o tempo e a independência do idoso. ...
  • Cuidando da casa. ...
  • Sabendo seus direitos.

A Atenção Primária à Saúde (APS) foi desenvolvida como um conjunto de ações que abrange a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

Veja quem é o idealizador deste projeto.
Sou o professor Edgar Nunes de Moraes, Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuo como Consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) na área de Saúde do Idoso.

São considerados idosos frágeis, ou em risco, idosos com idade maior ou igual a 80 anos, idosos com idade maior ou igual a 60 anos e que apresentam: (MINAS GERAIS, 2007, p. 25).

Na avaliação multidimensional, o objetivo principal é determinar o nível de fragilidade do paciente. Para isso, é possível avaliar o grau de fragilidade através de escala que classifica o idoso como robusto, em risco de fragilização e idoso frágil, onde cada um desses níveis é dividido em estratos que vão do 1 ao 10.

Escala de fragilidade de Edmonton (EFS): A EFS é uma escala de avaliação de fragilidade em idosos, onde avalia nove domínios: cognição, estado geral de saúde, independência funcional, suporte social, uso de medicamentos, nutrição, humor, continência e desempenho funcional, investigados por 11 itens.

A avaliação geriátrica ampla (AGA ) é um modelo de cuidado multidimensional com base na identificação precoce de problemas em idosos frágeis, com o intuito de prevenir eventos desfavoráveis e preservar a funcionalidade desses indivíduos.

Segundo a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), as competências pessoais do cuidador são: 1- Preocupar-se em manter em perfeitas condições e equilíbrio seu preparo físico, seu preparo emocional e espiritual. 2- Zelar por sua aparência e higiene pessoal.

Repassar notícias ruins ou estimular o pânico
O cuidador deve evitar que notícias ruins (tão comuns na mídia) bombardeiem a pessoa assistida. Não se trata de isolar o idoso da realidade, mas de escolher o que se quer próximo a sua pessoa assistida ou ente querido.

A saúde coletiva no Brasil

  • a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;
  • a formulação de políticas de saúde;
  • a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

Princípios de promoção da saúde
Concepção holística. Intersetorialidade. Empoderamento. Participação social.

O Objetivo da Vigilância em Saúde é desenvolver um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde além de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, incluindo o ambiente de trabalho, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.