Quais são os principais nutrientes do arroz?

Perguntado por: rsalazar3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O cereal é uma boa fonte de sais minerais, como o fósforo, ferro, potássio e vitaminas (tiamina, riboflavina e niacina). Além disso, o arroz não contém colesterol, é de fácil digestão e é indicado na convalescença de quase todas as doenças.

O feijão é bom para a saúde porque ele fornece carboidratos, que proporcionam energia para o dia a dia, além de nutrientes essenciais para uma vida saudável, como proteínas ricas em lisina, vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais (como ferro, cálcio, potássio e fósforo) e fibras (que ajudam no bom ...

O feijão é uma leguminosa rica em proteína vegetal, que auxilia na composição dos músculos e dos tecidos do corpo. Além disso, ele é um poderoso aliado contra a anemia. Já o arroz é um cereal fonte de vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E.

Fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo. Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.

É um dos alimentos com bom balanceamento nutricional, fornecendo 20% da energia e 15% da proteína per capita necessária ao homem. Trata-se de um alimento com grande potencial para o combate à fome no mundo.

O carboidrato simples, por sua vez, é digerido mais prontamente pelo organismo, e está presente em alimentos como arroz branco, batata, macarrão refinado, sucos de frutas, mel, frutas, entre outros.

Arroz branco: Contém carboidrato e sua principal função é fornecer energia. Apesar de ser o mais consumido no Brasil, é o menos nutritivo, pois as vitaminas e minerais ficam na casca, que é retirada durante o processo de polimento.

O arroz branco possui carboidrato, que vira glicose no sangue. Em média, uma colher de sopa de arroz possui 5 gramas de carboidrato simples, que impacta rapidamente o aumento da glicose no sangue.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

"Em uma quantidade de 100 gramas de arroz branco cozido tipo 1 temos 128 calorias, 2,5 g de proteína, 0,2 g de lipídios e 28,1 g de carboidratos.

proteína

Ela é rica em proteína, mas tem ainda outros nutrientes como vitaminas do complexo B e sais minerais, é uma grande fonte de ferro, zinco, fósforo, potássio, magnésio, selênio e gordura.

Saiba quais são os principais nutrientes da manteiga
A manteiga contém uma variedade imensa de vitaminas, principalmente as lipossolúveis, como A, E, B12 e K2. A presença da vitamina K2, por exemplo, tem como uma de suas principais características a proteção contra osteoporose e doenças cardiovasculares.

O tomate possui além do licopeno, substâncias benéficas como as fibras, vitamina A, vitamina C, vitamina K, complexo B, sais minerais como fósforo, ferro, potássio e magnésio.

Informações Nutricionais de arroz com carne

  • Calorias 135,31 kcal.
  • Carboidratos 23,23 g.
  • Proteínas 5,87 g.
  • Gorduras Totais 2,19 g.
  • Saturadas 0,59 g.
  • Fibras 1,01 g.
  • Sódio 9,33 mg.

Grupo 1: Carboidratos (alimentos energéticos)
O consumo na forma integral é recomendado pelo número de fibras, vitaminas e minerais que deixam essa absorção mais lenta. As principais fontes de carboidrato são: arroz, pão, batata, massa, mandioca, cereais, etc.

O arroz é rico nos aminoácidos metionina e cisteína, porém é pobre no aminoácido lisina, assim como os outros cereais. O feijão, por sua vez, apresenta todos os aminoácidos essenciais, sendo inclusive rico em lisina, mas é pobre em metionina e cisteína (aminoácidos sulfurados).

Exagerar no consumo de grãos refinados, como o arroz branco, pode aumentar o risco de doença do coração tanto quanto ingerir doces açucarados e guloseimas regadas a óleo. É o que aponta um estudo divulgado em 3 de outubro e conduzido por pesquisadores do American College Of Cardiology, nos Estados Unidos.

Tanto o carboidrato quanto a proteína são essenciais para quem busca aumentar os músculos. Desse modo, o arroz branco e o whey constituem boas fontes desses nutrientes, respectivamente. Contudo, a nutricionista Inarí Ciccone afirma que não há a necessidade de bater os dois para crescer.