Quais são os principais motivos que levaram os gregos a se expandirem?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

A colonização podia ser motivada por desova populacional, busca de metais preciosos ou escravos.

Colónias gregas ("apoikia")
Mas na maior parte dos casos, o objectivo era estabelecer e facilitar relações comerciais com países estrangeiros e trazer riqueza para a cidade-mãe.

Assim, muitos optaram por abandonar suas terras natais e partiram em busca de estabelecer-se em novos locais. Isso ficou conhecido como colonização grega, e esse acontecimento aproveitou-se da expansão comercial dos gregos a partir do período arcaico no século VIII a.C.

Essa expansão ocorreu durante os séculos VIII e VI a.C. e foi grandiosa. Nenhum outro povo da Antiguidade possuiu tantas colônias em torno do Mar Mediterrâneo, estendendo o mundo grego desde as terras do Mar Negro até as costas das atuais Itália, França e Espanha, elevando assim o número de polis a quase 2 mil.

A partir do séc. VIII, os Gregos expandiram-se pelo Mediterrâneo. O aumento progressivo da população e poucos alimentos foram as principais razões da expansão Grega. Visto isso, os Gregos viram-se obrigados a procurar terrenos mais férteis, novos mercados e melhores condições de vida.

As atividades económicas da maioria das polis gregas assentavam na agricultura. No entanto, o artesanato e o comércio eram outras das atividades desenvolvidas. O facto de os gregos se terem expandido pelo Mediterrâneo, com a fundação de colónias, possibilitou um intenso tráfico marítimo e comercial com a Grécia.

A base da economia grega era a agricultura, os produtos artesanais e o comércio. Os gregos produziam itens com materiais como metal, couro e tecidos. Eram produtos que davam muito trabalho para serem feitos, uma vez que todas as etapas de produção, da fiação ao tingimento, eram bastante demoradas.

Resposta verificada por especialistas
A Grécia Antiga abrangia um território extenso em decorrência das diásporas gregas que foram acontecendo ao decorrer dos anos.

Por ser banhada por mares, como o mar Mediterrâneo, a Grécia estabeleceu relações comerciais com povos mais distantes, como os fenícios, no norte da África.

O povoamento da Grécia Antiga contou com a participação de vários povos originários do norte da Europa. O povoamento da Grécia teve início por volta de 2.000 a.C. Os pelágios foram os primeiros povos que colonizaram o território grego.

Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. A poesia, a história, as artes plásticas e a arquitetura foram também muito importantes na cultura grega. A religião politeísta grega tinha uma forte marca humanista.

cor de oliva

Por exemplo, gregos possuem tipicamente pele cor de oliva, o que resulta da herança, do clima do Mediterrâneo e da dieta rica em azeite de oliva, peixe e outras fontes de rejuvenescimento de pele como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

Partindo para o Ocidente, estabeleceram na Península Itálica colônias como Tarento, Crotona, Nápoles, Cumas, Messina e Siracusa, que seriam conhecidas como integrantes da Magna Grécia.

Segundo a mitologia, Cécrope, ou Cécrops, de origem egípcia, foi o primeiro rei da região Ática e a quem se atribui a fundação de Atenas. Até o século X a.C., seus habitantes se reuniam em doze cidades e, desde o princípio, Atenas ostentou a supremacia sobre o resto das polis.

Os gregos se instalaram principalmente na península Balcânica, na região sudeste da Europa, banhada pelos mares Egeu e Jônio. Ao contrário de outros impérios antigos, a civilização grega não criou uma unidade política e administrativa, mas se organizou em cidades-estados (ou póleis), com autonomia e governos próprios.

A segunda diáspora grega ocorreu devido à necessidade da população acarretar comunidades gentílicas de procurar novos solos férteis para cultivo, expandindo-se para áreas da península itálica e do Mar Negro.

Os macedônios e a cultura helenística
Essa cultura que correu mundo, tendo como raiz a tradição grega, foi chamada de cultura helenística. Por fim, no século 1 a.C., foi a vez dos romanos chegarem à Grécia antiga, conquistando-a.