Quais são os principais motivos que levaram os gregos a se expandirem?
A colonização podia ser motivada por desova populacional, busca de metais preciosos ou escravos.
Por que os gregos fundaram colônias em outras regiões?
Colónias gregas ("apoikia")
Mas na maior parte dos casos, o objectivo era estabelecer e facilitar relações comerciais com países estrangeiros e trazer riqueza para a cidade-mãe.
Como ocorreu o processo de colonização grega?
Assim, muitos optaram por abandonar suas terras natais e partiram em busca de estabelecer-se em novos locais. Isso ficou conhecido como colonização grega, e esse acontecimento aproveitou-se da expansão comercial dos gregos a partir do período arcaico no século VIII a.C.
Como foi a expansão do povo grego?
Essa expansão ocorreu durante os séculos VIII e VI a.C. e foi grandiosa. Nenhum outro povo da Antiguidade possuiu tantas colônias em torno do Mar Mediterrâneo, estendendo o mundo grego desde as terras do Mar Negro até as costas das atuais Itália, França e Espanha, elevando assim o número de polis a quase 2 mil.
O que impulsionaram a expansão grega pelo Mar Mediterrâneo?
A partir do séc. VIII, os Gregos expandiram-se pelo Mediterrâneo. O aumento progressivo da população e poucos alimentos foram as principais razões da expansão Grega. Visto isso, os Gregos viram-se obrigados a procurar terrenos mais férteis, novos mercados e melhores condições de vida.
Quais atividades econômicas facilitaram o desenvolvimento da Grécia antiga?
As atividades económicas da maioria das polis gregas assentavam na agricultura. No entanto, o artesanato e o comércio eram outras das atividades desenvolvidas. O facto de os gregos se terem expandido pelo Mediterrâneo, com a fundação de colónias, possibilitou um intenso tráfico marítimo e comercial com a Grécia.
Qual era a principal atividade econômica dos gregos?
A base da economia grega era a agricultura, os produtos artesanais e o comércio. Os gregos produziam itens com materiais como metal, couro e tecidos. Eram produtos que davam muito trabalho para serem feitos, uma vez que todas as etapas de produção, da fiação ao tingimento, eram bastante demoradas.
Por que a Grécia Antiga abrangia um território tão extenso?
Resposta verificada por especialistas
A Grécia Antiga abrangia um território extenso em decorrência das diásporas gregas que foram acontecendo ao decorrer dos anos.
Quais razões explicam a migração para outras regiões da Grécia Antiga durante o período arcaico?
Por ser banhada por mares, como o mar Mediterrâneo, a Grécia estabeleceu relações comerciais com povos mais distantes, como os fenícios, no norte da África.
Quem colonizou os gregos?
O povoamento da Grécia Antiga contou com a participação de vários povos originários do norte da Europa. O povoamento da Grécia teve início por volta de 2.000 a.C. Os pelágios foram os primeiros povos que colonizaram o território grego.
Qual a principal característica da cultura grega?
Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. A poesia, a história, as artes plásticas e a arquitetura foram também muito importantes na cultura grega. A religião politeísta grega tinha uma forte marca humanista.
Qual era a cor da pele dos gregos?
cor de oliva
Por exemplo, gregos possuem tipicamente pele cor de oliva, o que resulta da herança, do clima do Mediterrâneo e da dieta rica em azeite de oliva, peixe e outras fontes de rejuvenescimento de pele como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.
Quais as principais colónias gregas?
Partindo para o Ocidente, estabeleceram na Península Itálica colônias como Tarento, Crotona, Nápoles, Cumas, Messina e Siracusa, que seriam conhecidas como integrantes da Magna Grécia.
Quem foi o primeiro rei grego?
Segundo a mitologia, Cécrope, ou Cécrops, de origem egípcia, foi o primeiro rei da região Ática e a quem se atribui a fundação de Atenas. Até o século X a.C., seus habitantes se reuniam em doze cidades e, desde o princípio, Atenas ostentou a supremacia sobre o resto das polis.
Foi a principal área de expansão dos antigos gregos?
Os gregos se instalaram principalmente na península Balcânica, na região sudeste da Europa, banhada pelos mares Egeu e Jônio. Ao contrário de outros impérios antigos, a civilização grega não criou uma unidade política e administrativa, mas se organizou em cidades-estados (ou póleis), com autonomia e governos próprios.
O que foi e o que provocou a segunda diáspora grega?
A segunda diáspora grega ocorreu devido à necessidade da população acarretar comunidades gentílicas de procurar novos solos férteis para cultivo, expandindo-se para áreas da península itálica e do Mar Negro.
Qual a civilização que em processo de expansão conquistou a Grécia Antiga?
Os macedônios e a cultura helenística
Essa cultura que correu mundo, tendo como raiz a tradição grega, foi chamada de cultura helenística. Por fim, no século 1 a.C., foi a vez dos romanos chegarem à Grécia antiga, conquistando-a.