Quais são os principais motivos de separação?

Perguntado por: rfarias4 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

8 Hábitos que causam a separação do casal | O que fazer nesses casos?

  • Não planejar a vida financeira.
  • Deixar o casamento cair na rotina.
  • Reclamar o tempo inteiro.
  • Desrespeitar o outro.
  • Confundir as prioridades.
  • Não apoiar o outro.
  • Controlar o outro.
  • Sonhos.

Perda de respeito e admiração
O aspecto mais importante de qualquer relacionamento é o respeito. A partir deste conceito, nasce a confiança, a amizade e o também o amor. Por isso, a perda desse pilar pode ser destrutiva para um casamento, mesmo aqueles mais consolidados.

Desse modo, sem a abertura para ele, não há muito o que esperar do relacionamento além da incompatibilidade entre vocês. Assim, quando o casamento chega ao ponto no qual você e sua esposa não conseguem conversar sobre absolutamente nada sem discutir, significa que já está na hora de pedir o divórcio.

Isso acontece quando não existe mais troca emocional entre o casal. Nesta situação, eles não se abraçam, não se beijam, não dão as mãos e não conseguem mais conversar e rir juntos. A carência está muito presente, e algumas pessoas são tentadas a trair, não pela procura de sexo, mas de carinho.

De acordo com um levantamento feito pelo advogado Luiz Kignel, o motivo que mais leva os homens a pedir o divórcio é descobrir que a parceira tem um relacionamento extraconjugal. Já para as mulheres, o motivo que as levam a pedir o divórcio são os problemas no relacionamento, como desgaste da vida a dois.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

RIO — Logo após o fim de um relacionamento, as mulheres são as mais atingidas. Mas a longo prazo, os homens sofrem mais. E eles podem nunca superar a dor de uma separação. Esse foi o resultado do estudo realizado por Craig Morris, um pesquisador associado da Universidade de Binghamton.

O receio faz parte da mudança. O ser humano tem a capacidade de criar habilidades quando há necessidade, então seja firme, siga em frente e pense positivo. Se a insegurança te paralisa mesmo com a certeza de tudo, pode ser a hora de recorrer à ajuda profissional.

Relacionamento: 7 sinais de que o AMOR ACABOU e você precisa romper para ser feliz

  1. 1 – A monotonia. ...
  2. 2 – Falha em atender às expectativas. ...
  3. 3 – Falta de gestos afetuosos. ...
  4. 4 – Desconsiderar as necessidades da outra pessoa. ...
  5. 5 – Diminuição do contato corporal. ...
  6. 6 – Falta de comunicação. ...
  7. 7 – Avaliação negativa.

A princípio, para você saber como se separar, precisará contratar um advogado especializado em direito de família. Assim, ele te auxiliará a juntar os documentos necessários e a dar entrada no processo. Além disso, a separação pode ser judicial ou extrajudicial, a depender do seu caso.

Crises são comuns durante o casamento, sendo que as dos 3, 7 e 11 anos têm características distintas dentro da vida do casal! Aprenda a reconhecer os sinais e a resolver seus conflitos através dos esclarecimentos de duas grandes especialistas!

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Bem, o primeiro passo é procurar o advogado certo para o divórcio. Esse profissional é especializado em direito de família. Logo, ele saberá tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Além disso, ele também te auxiliará em tudo o que você vier a precisar.

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

Em Mateus 5 e 19, entretanto, Jesus apresenta a cláusula de exceção, afirmando que o divórcio é inválido “a não ser por causa de infidelidade”. Jesus mostra que a aliança matrimonial pode ser quebrada pela infidelidade e que, neste caso, o divórcio é autorizado, mas não obrigatório.

Confira a seguir, um passo a passo que pode te ajudar a acabar de vez com esse relacionamento:

  1. Coloque um ponto final definitivo. Prepare-se e encerre esse relacionamento de uma vez por todas. ...
  2. Mantenha distância. ...
  3. Não dê abertura para recaídas. ...
  4. Peça ajuda aos amigos. ...
  5. Procure ajuda psicológica especializada.

6 sinais de que o relacionamento acabou

  • Falta de expectativas no casal. ...
  • Você não tem paciência com seu(sua) companheiro(a) ...
  • Muitos momentos de silêncio incômodo em seus encontros. ...
  • Vocês discutem muito. ...
  • Existe uma falta de interesse. ...
  • Falta de apetite sexual. ...
  • Você pensa que ficaria melhor sozinho(a)

Ele pode amar a mulher, mas mesmo assim irá querer experiências novas. A insegurança e medo de se entregar demais podem ser razões para a infidelidade. Às vezes, o homem foi fiel a uma mulher que o traiu ou decepcionou. O trauma criado o impede de agir assim novamente com outra parceira.

O homem costuma terminar efetivamente o relacionamento quando já tem outra fonte de satisfação emocional como um novo emprego, grupo de amigos ou uma potencial nova candidata. Dificilmente ele consegue terminar sem nenhuma outra perspectiva, afinal seu sentimento de autoafirmação não se sustenta sozinho.