Quais são os principais métodos do Servlet?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Nesse ciclo, existem os métodos init(), service() e destroy(), que estão apresentados abaixo.

Adicionar mapeamentos de servlet no arquivo WEB-INF/web. xml para cada definição de servlet. O caminho do servlet é anexado na raiz de contexto do aplicativo da Web.

Cada um deles recebe objetos HttpServletRequest e HttpServletResponse que representam, respectivamente, a requisição e a resposta HTTP. O request vem preenchido com dados da requisição e cabeçalhos, e possíveis parâmetros e cookies enviados pelo cliente, que podem ser lidos dentro do método.

O método service() descobre qual método HTTP (GET ou POST) do servlet chamar. O servlet usa o objeto response para escrever a resposta para o cliente, geralmente esse retorno já é a página HTML que vai ser exibida.

Os métodos GET e SET são técnicas padronizadas para gerenciamento sobre o acesso dos atributos. Nesses métodos determinamos quando será alterado um atributo e o acesso ao mesmo, tornando o controle e modificações mais práticas e limpas, sem contudo precisar alterar assinatura do método usado para acesso ao atributo.

Basicamente você utiliza o método doGet sempre que a requisição que você faz não altere o estado do servidor, como uma consulta, uma busca e etc. O método doPost envia dados para serem processados (por exemplo, dados de um formulário HTML) para o recurso especificado. Os dados são incluídos no corpo do comando.

Servlets Java™ e páginas de servidor Java (JSPs) são programas Java executados em um servidor de aplicativos Java e que estendem os recursos do servidor da web. Servlets Java são classes Java projetadas para responder a solicitações HTTP no contexto de um aplicativo da web.

Como o Apache TomCat pode ser usado? O TomCat atua como um servidor da Web e um contêiner de Servlet. Ele não fornece o conjunto completo de recursos do Java EE, mas isso não é necessariamente uma desvantagem, uma vez que muitos aplicativos exigem apenas recursos do seu nível.

O DispatcherServlet direciona as requisições dos usuários para os controladores de acordo com o mapeamento realizado nestes últimos. Esses controladores interpretam a entrada do usuário (requisições) e transformam-na em um modelo que no Spring MVC é representado pela Interface Model e suas implementações.

O objeto HttpSession é uma função do HttpRequest (que pode ser obtido só por meio do método req. getSession) e uma cópia dele é válida apenas pela duração do método de serviço do servlet ou arquivo JSP.

O protocolo HTTP define oito métodos de requisição (GET, POST, PUT, DELETE, HEAD, TRACE, OPTIONS e CONNECT) para indicar qual ação deve ser realizada no recurso especificado.

É só passar a URL na qual o Servlet responde no atributo “action” do seu form. Também é importante ajustar o atributo “method” com GET ou POST, de acordo com o tipo de requisição HTTP que o seu Servlet atende.

Códigos de status de respostas HTTP

  • Respostas de informação ( 100 - 199 ),
  • Respostas de sucesso ( 200 - 299 ),
  • Redirecionamentos ( 300 - 399 )
  • Erros do cliente ( 400 - 499 )
  • Erros do servidor ( 500 - 599 ).

A principal diferença realmente é que no JSP seu código Java fica junto do código HTML, no Servlet você cria um objeto que recebe requisições HTML e pode retornar uma página HTML ou qualquer outro tipo de arquivo.

Servlet, vem da ideia de um pequeno servidor que tem por objetivo interpretar e compilar as solicitações do usuário através de páginas web, procurar as funções solicitadas em suas classes e códigos Java e gerar uma página dinâmica de resposta ao usuário.

Um Service é um componente do aplicativo que pode realizar operações longas e não fornece uma interface do usuário. Outro componente do aplicativo pode iniciar um serviço e ele continuará em execução em segundo plano mesmo que o usuário alterne para outro aplicativo.

O método GET cria uma seqüência de consulta(query string) e a acrescenta à URL do script no servidor que manipula a solicitação. O método POST cria um par nome/valor que são passados no corpo da mensagem de pedido HTTP.

Getters e setters são usados para proteger seus dados, especialmente na criação de classes. Para cada instância de variável, um método getter retorna seu valor, enquanto um método setter o define ou atualiza.

Diferença entre get e post
O GET é usado geralmente para “pegar” informações e o método POST é usado para “postar” informações. Portanto, o GET envia os parâmetros na própria URL, visto que esses parâmetros não são “segredo” e as pessoas podem acessá-los tranquilamente.

Deployment Descriptors
Pode especificar quais páginas precisam de um login, qual é a página de login, que papel o usuário deve ter para acessar a página, etc.

Continuar lendo Como fazer um Servlet?