Quais são os principais instrumentos de orientação?

Perguntado por: gportela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Alguns aparelhos podem ser utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são: o gnômon, a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

Orientação: pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. - As várias formas de se orientar no espaço.

Os instrumentos de orientação foram desenvolvidos em distintos momentos da história da humanidade, com o objetivo de facilitar o deslocamento das pessoas. Eles foram e são de extrema importância na evolução das civilizações, dos meios de transporte e para o desbravamento e ocupação dos continentes.

A bússola é um instrumento de orientação, criado pelos chineses e aperfeiçoado por povos diversos, que permite a localização de qualquer direção no espaço geográfico. Ela possibilita a realização de deslocamentos diversos por meio da identificação dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

Os pontos colaterais ficam entre os pontos cardeais e são: Nordeste (NE), entre o Norte e o Leste; Sudeste (SE), entre o Sul e o Leste; Sudoeste (SO), entre o Sul e o Oeste; Noroeste (NO), entre o Norte e o Oeste.

Os quatro tipos de orientação de mercado
Atualmente, considera-se que há quatro tipos de orientação de mercado. São elas: produção, produto ou serviço, vendas e marketing.

Dentre vários instrumentos inventados o mais utilizado é a bússola, esse corresponde a um objeto composto por uma agulha com imã que gira sobre uma rosa-dos-ventos. A bússola é instalada em aviões, navios e carros e motos de competição de rally, isso para manter as pessoas em sua devida direção pretendida.

Significado de Orientação
Indicação do lugar onde se está: senso de orientação. Reunião dos preceitos que devem ser cumpridos: orientação para o projeto. [Figurado] Direção que impulsiona alguém para determinada coisa; impulso: orientação para música. Direção dos pontos cardeais: orientação cardeal.

As bússolas dividem espaço atualmente com aplicativos de localização e outros instrumentos modernos de navegação, como o GPS. Elas, no entanto, não perderam a sua importância e continuam a representar uma das principais ferramentas já inventadas de orientação no espaço geográfico.

Os meios pelas quais podemos nos orientar são vários: o Sol, a Lua, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério norte), a bússola de mão, entre outros. Para utilizar estes meios de localização precisamos conhecer os pontos cardeais e colaterais representados por meio da rosa dos ventos.

Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas.

Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais. Por meio dos mapas, os povos conheciam as áreas dominadas e sabiam sobre as possibilidades de ampliação das fronteiras. A partir das Grandes Navegações, nos séculos 15 e 16, os mapas se espalharam pelo mundo.

O astrolábio foi muito utilizado nas Grandes Navegações para a determinação da latitude e das direções a serem seguidas. Sua origem, entretanto, remonta ao século II a.C. O astrolábio foi um instrumento muito importante para a determinação do tempo e da posição dos astros, auxiliando ainda na orientação espacial.

A bússola foi inventada pelos chineses no século I d.C. Entretanto, à época o instrumento tinha funções místicas associadas à prática do Feng Sui, tais como: realizar adivinhações e profecias, bem como auxiliar na tomada de decisões.

O termo orientação é utilizado com o significado de determinar uma direção a ser seguida, indicar um rumo. Para a Geografia, é muito importante determinar essa referência para definir nossa localização na superfície terrestre.

No mostrador da bússola está também indicado o sul, que é a direcção oposta ao norte, assim como a direcção do nascer e do pôr do Sol. O Sol nasce a este e põe-se a oeste. As quatro direcções Norte (N), Sul (S), Este (E) e Oeste (W) são as direcções cardeais da Rosa-dos-ventos.

Usando a bússola com um mapa
Use a borda lateral da bússola para unir estes dois pontos, sendo que a seta de direção da bússola (linha-de-fé) deve estar voltada para o ponto de destino. Então, gire o anel graduado até que as linhas do mostrador da bússola estejam paralelas às linhas verticais do mapa.

Muitas vezes, são apresentados também os pontos subcolaterais (nor-nordeste, lés-nordeste, lés-sudeste, sul-sudeste, sul-sudoeste, oés-sudoeste, oés-nordeste e nor-noroeste).

Norte, Sul, Leste e Oeste são os pontos cardeais, que nos orientam.

As duas coordenadas geográficas são: latitude e longitude. A latitude e a longitude são, ambas, expressas em graus, minutos e segundos. As coordenadas geográficas de um ponto na superfície terrestre são determinadas pelo cruzamento do meridiano e do paralelo que passa sobre ele.