Quais são os principais fatores do movimento?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo. Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação.

Laban, com a sua análise do movimento, contribuiu para que os seres humanos sejam capazes de tomarem consciência de seus corpos, utilizando da melhor maneira possível os movimentos, que são a combinação das quatro categorias: expressividade, espaço, forma e o corpo.

Os 5 Fatores de Movimento na Dança

  • Fluxo.
  • Espaço.
  • Peso.
  • Tempo.

Pode-se classificar os movimentos em três grandes grupos: voluntário, reflexo e automático. Os movimentos reflexos, por sua vez, podem ser subdivididos em inatos e adquiridos.

Em Física as características do movimento permitem classificá-lo em Retilíneo Uniforme (M.R.U), Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V), Circular Uniforme (M.C.U) e Circular Uniformemente Variado (M.C.U.V).

São portanto oito dinâmicas: socar, lambadas leves, pressionar, flutuar, retorcer, toques ligeiros, cortar o ar e deslizar.

O movimento nas articulações depende, essencialmente, da forma das superfícies que entram em contato e dos meios de união que podem limitá-lo. Na dependência destes fatores as articulações podem realizar movimentos em torno de um, dois ou três eixos. Este é o critério adotado para classificá-las funcionalmente.

Movimento acelerado, retardado e uniforme.

O movimento de qualquer corpo ou objeto pode ser classificado como de translação, de rotação ou uma combinação desses dois.

O sistema locomotor é formado por dois componentes: o sistema esquelético e o sistema muscular. Esses dois sistemas atuam juntos, uma vez que os ossos servem de local de fixação para a musculatura esquelética do nosso corpo.

O movimento corporal remete às variedades de posições que o corpo faz com referência a um ponto. Ao falar de dança, trata-se de movimentos básicos exercidos chamados de rotações e translações. Esse elemento pode ser classificado como: potencial, liberado ou famílias de movimentos.

O MOVIMENTO CORPORAL É O ELEMENTO CENTRAL DA DANÇA E CONSISTE NAS POSTURAS ADOTADAS PELO DANÇANTE DURANTE UMA SEQUÊNCIA.

Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento. Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

Quais são os primeiros movimentos sociais?

  • Movimento Feminista;
  • Movimento Negro;
  • Movimento Estudantil;
  • Movimento Operário;
  • Movimento Ambientalista;
  • Movimento LGBTQIA+;
  • Movimentos indígenas;
  • Movimentos de Trabalhadores de diversos setores.

Os principais movimentos realizados pela Terra são rotação e translação. Sabemos que a Terra assim como os demais corpos celestes não são estáticos, portanto eles realizam movimentos.

Todo corpo em movimento pode ser chamado de móvel.

Existem dois tipos de movimentos: involuntários e voluntários. Movimentos involuntários são aqueles que realizamos sem a nossa vontade, ou seja, involuntariamente. Por exemplo: piscar, bocejar, soluçar, espirrar. Movimentos voluntários são os que realizamos de acordo com a nossa vontade, ou seja, voluntariamente.

O estudo da composição dos movimentos analisa movimentos que ocorrem ao mesmo tempo em direções diferentes e são percebidos como um só. Ouça o texto abaixo em aúdio! Movimentos compostos são aqueles que ocorrem ao mesmo tempo em direções diferentes e são percebidos como um só.

Existem ainda dois outros tipos de movimento: o movimento retilíneo uniforme, quando ele se desloca uniformemente em linha reta, e o movimento retilíneo uniformemente variado, quando a velocidade varia uniformemente ao longo do tempo.

A constituição de movimentos artísticos ocorre a partir do final do século XIX, com o impressionismo e será a marca da arte moderna da primeira metade do século XX, quando cada movimento era considerado uma vanguarda artística.