Quais são os principais fatores de repulsão?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Má remuneração, desastres naturais, guerras, fome, perseguição religiosa, étnica e cultural são exemplos de fatores de repulsão.

As principais áreas de repulsão da Terra são porções da África, o Oriente Médio, partes da Ásia e partes da América Latina (em especial a América Central).

Os fatores de atração são as razões pelas quais as pessoas se mudam para um determinado país.

A questão econômica é a principal motivadora dos deslocamentos populacionais no mundo. Esse cenário é dado em razão da busca por melhores condições de emprego e renda por parte dos indivíduos migrantes.

A migração ocorre a partir dos fatores de repulsão: fome, guerras, epidemias, desemprego, entre outros; e de atração: emprego, oferta de melhores salários, disponibilidade de terras, democracias, liberdade religiosa.

Áreas de repulsão populacional: são as áreas que perdem população por diversos fatores, como: carência de mercado de trabalho, atividades econômicas com dificuldades em atrair e conservar as populações locais, baixa qualidade de vida, desestruturação demográfica e familiar.

Cargas elétricas de sinais opostos se atraem”. Por exemplo: as positivas se repelem umas das outras. As negativas se repelem umas das outras. Mas cargas positivas e cargas negativas se atraem.

A principal área de repulsão populacional do território brasileiro é o Nordeste, já que o crescimento demográfico supera, na maioria das vezes, o econômico.

Desde os anos de 1950, a Grande Região Nordeste do Brasil tornou-se a principal Grande Região de repulsão ou de saida de migrantes para outras regioes do país. Isso ocorreu devido à baixa oferta de empregos, ao baixo rendimento da população, às secas no Sertão, entre outros fatores.

Segundo a Convenção da ONU para o Combate à Desertificação (UNCCD), dentre os principais fatores para essas migrações/deslocamentos ambientais estão a seca e a desertificação, que deverão ser responsáveis pelo deslocamento de até 135 milhões de pessoas.

Segundo o IDMC, as motivações para a migração involuntária podem ser variadas: desde obras públicas ou privadas de infraestrutura e urbanização até situações de vulnerabilidade social, conflitos e violência, passando por acidentes e desastres ambientais.

Os fatores de atração de uma localidade geralmente são maiores oportunidades de trabalho, segurança, saúde e educação.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Os principais pólos mundiais de atração populacional na atualidade são os países desenvolvidos, em especial os da Europa e os Estados Unidos da América.

No Brasil, o principal fator que impulsionou as migrações foi o econômico. Em diversos momentos da história do país, determinadas atividades econômicas expandiram, atraindo um grande fluxo de pessoas à procura de emprego ou da melhoria de seu nível de vida.

Os fluxos populacionais foram incrementados a partir do desenvolvimento do sistema de transporte (Rodoviário, hidroviário, ferroviário e aéreo) e das telecomunicações, que ofereceram maior mobilidade às pessoas em todo mundo.