Quais são os principais erros de um cobrador?

Perguntado por: lramos5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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Continue a leitura e confira.

  • Não ter estratégias de gestão de cobrança. ...
  • Desconhecer as informações do cliente. ...
  • Analisar apenas o valor recuperado. ...
  • Não automatizar processos. ...
  • Não ter um bom script desenvolvido. ...
  • Não apresentar soluções na negociação. ...
  • Não oferecer capacitação para a equipe de cobrança.

Como cobrar de um cliente em 8 passos

  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Faça um contato impessoal. ...
  7. Ofereça boas condições. ...
  8. Utilize um link de pagamento.

Código de defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Fale diretamente com o devedor
Com o mesmo objetivo de não causar constrangimento ou qualquer tipo de afronta, o setor de cobranças só deve falar sobre a inadimplência com o próprio cliente. Assim, deve-se evitar deixar recados ou expor a situação para outras pessoas, mesmo que sejam parentes próximos.

O que é permitido na cobrança de dívida? O credor tem o direito de usar os meios de comunicação como: ligações telefônicas, SMS, WhatsApp, e-mails e cartas via correio para lembrar o devedor.

O ato de cobrar dívida deve ser feito pela empresa apenas no horário comercial. Ou seja, a empresa de cobrança não pode ligar para a sua casa à noite, nos fins de semana, feriados. Esses horários variam de estado para estado, mas é bom já saber que fora do horário comercial a cobrança pode ser considerada abusiva.

Checklist: característica que o profissional de cobrança precisa ter

  • Ter capacidade de se comunicar. ...
  • Conhecer as dores do cliente. ...
  • Ser bom vendedor. ...
  • Compreender cada caso e suas particularidades. ...
  • Saber lidar com objeções. ...
  • Conhecimento da legislação.

A melhor estratégia é entender qual é o estilo de seus subordinados para cobrá-los de maneira mais eficiente. Lembre-se: tem gente que responde mais quando a cobrança é mais direta e tem gente que desmorona se o chefe age assim, é preciso diferenciar os perfis e se adaptar.

Cobrador ou trocador é o funcionário encarregado de fazer a cobrança das tarifas ou de receber os ingressos em ônibus, bondes, espetáculos, partidas de futebol, dentre outros, possibilitando a passagem/entrada através de dinheiro ou de um vale-ingresso.

Para cobrar uma dívida judicialmente é preciso ter a documentação em mãos e ingressar com um processo de cobrança, assim você poderá receber os valores na justiça e com juros e correção monetária. O devedor será intimado para pagar os valores e você poderá receber os valores.

Como lembrar o cliente do pagamento: passo a passo

  1. Evite cobrar o cliente pessoalmente. ...
  2. Coloque todas as informações nas mensagens. ...
  3. Use frases amigáveis para fazer a cobrança. ...
  4. Evite termos como “dívida” ...
  5. Lembre o cliente antes do vencimento. ...
  6. Faça uma boa gestão das vendas fiado com aplicativo gratuito.

Exemplo: “Olá [Nome do cliente], a data do vencimento do seu boleto da Loja X está se aproximando! Pagando em dia, você evita multas por atraso.” Neste tipo de mensagem, reforce os benefícios de se pagar em dia, como evitar porcentagens de juros e garantir possíveis descontos.

Em algumas situações, em vez de pedir o pagamento em dinheiro, você pode cobrar o devedor com humor. Pode, por exemplo, sugerir que o amigo pague seu almoço ou que a cerveja do dia fique por conta dele. “Pagar a dívida dói menos quando a pessoa não vê o dinheiro e ele é simbolizado por algo”, explica Azevedo.

As três principais Cobranças de Falta no Futsal são: Penalidade Máxima, Livre Indireto, e Livre Direto, cada uma delas com as suas características específicas.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, uma cobrança se caracteriza como abusiva quando é feita por meio de ameaça, coação, constrangimento moral ou físico e informações incorretas ou enganosas em qualquer procedimento que queira se sobrepor aos direitos do consumidor.

Veja a seguir um pouco sobre os vários tipos de cobrança que existem e como saber qual o mais adequado para sua empresa.

  1. Ligação telefônica. A ligação telefônica ainda é um dos métodos mais tradicionais de cobrança. ...
  2. E-mail. ...
  3. SMS ou WhatsApp. ...
  4. Terceirização. ...
  5. Protesto cartorial. ...
  6. Assessoria jurídica. ...
  7. Correspondência (carta)