Quais são os principais elementos de custos?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Os custos são classificados em três elementos distintos, matéria-prima, mão- de-obra direta e custos indiretos. Matéria-prima é o primeiro elemento do custo, pois sem ele não há como produzir.

Já sabe o que é estrutura de custos? Calculados todos os custos — fixos, variáveis e de marketing —, você terá a estrutura de custos da sua empresa pronta. Assim, planejar ações, prever seu fluxo de caixa e garantir a saúde financeira do seu negócio vai se tornar mais simples. Quer colocar tudo isso em prática?

Os custos de uma empresa estão relacionados diretamente ao investimento realizado para que a atividade do negócio se concretize. Alguns exemplos são a compra de materiais, o aluguel ou compra de um imóvel, o salário dos funcionários, a compra de matéria prima etc.

Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa. Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores.

O custo pode ser dividido em custos fixos, os quais são despesas que não variam de acordo com o nível de produção, e custos variáveis, os quais são gastos que aumentam ou diminuem de acordo com a quantidade produzida. Importante: Como regra geral, quanto maior a quantidade produzida, menor o custo unitário.

Os custos de produção são aqueles ligados ao processo produtivo, podendo ser divididos em custos indiretos, material direto e mão-de-obra direta, ou seja, todos os itens que são obrigatórios no processo produtivo.

Custos fixos são aqueles que não têm variação, independentemente do volume de produção ou vendas de uma organização em um período específico ou mesmo com as mudanças de atividades comerciais. Entre os principais exemplos estão aluguel, salários dos colaboradores, seguros, contas de serviços essenciais, etc.

Quais elementos são fundamentais para a formação do custo? Matéria-prima, mão de obra e custos indiretos de fabricação.

Custo é todo e qualquer gasto ou saída de caixa que uma empresa tem, e que esteja diretamente relacionado à produção dos produtos ou serviços.

Os custos de produção incluem todas as despesas necessárias para fabricar um produto ou prestar um serviço, desde o custo da matéria-prima até o custo da mão-de-obra. São divididos em fixos e variáveis. Os fixos são os valores que possuem nenhuma ou pouca variação, independente do volume de produção.

planejar a atividade da empresa; monitorar o progresso da atividade como um todo; fornecer informações úteis para fazer escolhas entre diferentes alternativas.

Entenda tudo sobre custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.

Qual a diferença entre custos e despesas? A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final.

Um elemento de custo previsto corresponde a um item de custo relevante no plano de contas. Basicamente, pode ser qualquer tipo de elemento no nível mais baixo em uma empresa em que os custos podem fluxo. Elementos de custo previsto como um conceito variam contábeis a todos os recursos para relevantes.

A estrutura de custos refere-se aos custos, tanto fixos quanto variáveis, que formam as despesas gerais de um negócio. Todas as empresas se empenham para minimizar o custo de criar e vender seus produtos e serviços.

Esses gastos podem ser divididos entre custos e despesas e, ainda, dentro dos custos, podemos dividi-los entre diretos, indiretos, fixos e variáveis. Conhecer os diferentes tipos de custos é essencial para que uma gestão financeira assertiva seja realizada dentro da empresa.

Fixos são os gastos que não possuem uma relação direta com as vendas ou produção. Ou seja, aluguel, condomínio são exemplos de gastos fixos, pois não dependem do número de vendas realizadas ou quantidade produzida para existirem. Já os variáveis oscilam proporcionalmente de acordo com as vendas ou produção.

O que é custo direto? O custo direto é aquele determinado necessariamente pela produção, como com a compra de matéria-prima. Trata-se de um valor fácil de determinar, sem a necessidade de muitos cálculos. Por exemplo, são custos diretos a matéria-prima e os gastos com mão de obra direta.

Os principais exemplos de custos variáveis em um negócio são:

  • Comissão de vendas;
  • Matéria-prima;
  • Reembolso de despesas;
  • Taxas de remessa etc.

Quatro sistemas de produção ideais para seu negócio

  • Tipos de sistemas de produção. ...
  • Produção por projeto ou a pedido. ...
  • Produção intermitente ou em lote. ...
  • Produção em massa. ...
  • Produção de fluxo linear (uso contínuo)

Os custos diretos são aqueles que têm relação direta com o produto ou a atividade principal de uma empresa. Enquanto isso, os indiretos, como você já sabe, são os que não têm essa ligação estreita com os serviços e produtos vendidos, mas fazem parte do funcionamento do negócio.