Quais são os principais elementos básicos corporais realizados na ginástica artística?

Perguntado por: gferrari3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

OS ELEMENTOS BÁSICOS (DESLOCAMENTOS, EQUILÍBRIOS, SALTOS, GIROS, ROTAÇÕES E ACROBACIAS) SÃO CONSTITUÍDOS DE MOVIMENTOS QUE PODEM SER UTILIZADOS EM VÁRIOS TIPOS DE GINÁSTICA (ARTÍSTICA, RÍTMICA, ACROBÁTICA, DE TRAMPOLIM E AERÓBICA), INCLUSIVE A GINÁSTICA PARA TODOS, ENTENDIDA DE FORMA MAIS ABRANGENTE E CONSTITUÍDA POR ...

Resposta verificada por especialistas. O elemento básico é a ponte. A ponte na ginástica consiste no movimento de curvas as costas para trás e apoiar as mãos no chão. Esse movimento é importante na ginástica, porque funciona como um treinamento para os demais.

5 modalidades de ginástica competitiva:

  • ginástica artística.
  • ginástica acrobática.
  • ginástica de trampolim.
  • ginástica rítmica.
  • ginástica aeróbica.

Os elementos corporais são avaliados quanto ao equilíbrio do corpo, à flexibilidade e às rotações. Os elementos presentes nessa modalidade incluem movimentos de mãos livres, sem utilização de aparelhos, e a utilização dos cinco aparelhos oficiais: arco, bola, corda, maças e fita.

Imaginação, consciência e movimento são a base do método criado na década de 1930 pela professora alemã Gerda Alexander.

Além dos aparelhos específicos da GR, temos os elementos corporais, que são aqueles que as ginastas devem executar durante suas coreografias. Como elementos corporais fundamentais (obrigatórios) temos: saltos, equilíbrios e elementos de rotação.

Em seguida apresentamos os elementos gímnicos, como saltos/saltitos, giros, flexibilidades, equilíbrios, formas de andar/correr, elementos acrobáticos, aparelhos e coreografia.

Saltos mais citados pelos especialistas no ensino da Ginastica Artística. Inicialmente, esperava-se que os professores apontas- sem apenas quatro saltos considerados básicos realizados no solo: estendido (ou esticado), grupado, carpado e afas- tado.

A Ginástica Artística (Olímpica) é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade. A Ginástica Artística é subdividida em Masculina e Feminina.

A ginástica possui cinco posturas básicas, que são a postura estendido, a postura grupado, a postura carpado, postura afastado e por fim a postura selado. Na postura grupado a flexão dos joelhos deve ocorrer simultaneamente com a flexão dos quadris.

São eles: argolas, barras, cavalo com alças, salto sobre a mesa e solo sem música. Feminina – Já o time feminino compete nas paralelas assimétricas, salto sobre a mesa, solo com música e trave de equilíbrio. Todavia, todas as pessoas podem fazer aulas de Ginástica Artística e ter uma afinidade em qualquer aparelho.

A ginástica, por exemplo, é um esporte que se divide em três modalidades: artística, de trampolim e rítmica – cada uma com suas particularidades e competições independentes. Suas origens remetem às sociedades da Grécia Antiga.

A ginástica é uma prática corporal que envolve aspectos físicos como flexibilidade, coordenação motora e força. Ela pode ser competitiva, caracterizada como esporte, e não competitiva, como exercício físico em prol da saúde e bem-estar.

Modalidades. A ginástica artística (olímpica) baseia-se na evolução técnica de diversos exercícios físicos. Para os homens, as provas são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobrea mesa, argolas e solo.

Fundamentos da ginástica - elementos corporais (saltos, equilíbrios, giros, corrida e poses).

Então, a Ginástica de conscientização corporal consiste em novas maneiras de como o corpo deve ser abordado e o objetivo desta forma de ginástica é utilizar diferentes técnicas alternativas ou ginásticas suaves para que o indivíduo se sinta bem, tanto fisicamente, quanto mentalmente.

- Cada ginasta faz sua apresentação com um dos cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças.

A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

A consciência corporal está relacionada ao autoconhecimento e a forma como você está conectado ao seu corpo. Basicamente, a técnica tem a ver com estar atento e conhecer os próprios movimentos, músculos e articulações. Assim, as dores musculares são uma das maiores queixas da população mundial.

As ginásticas de conscientização corporal podem ser definidas como atividades físicas que combinam movimentos lentos e suaves com exercícios de respiração para fortalecer a conexão entre corpo e mente.

A ginástica geral desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Além disso, contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social. Nos movimentos executados nas atividades práticas, são desenvolvidas as seguintes capacidades físicas: força muscular, equilíbrio e velocidade.