Quais são os principais distúrbios de imagem?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Existem vários tipos de transtornos de imagem, são eles: Anorexia – em que a pessoa sempre se enxerga gorda, podendo levar à morte, pois existem pessoas que chegam a parar de comer. Gordorexia – em que as pessoas não se enxergam gordas, podendo levar a casos de obesidade mórbida.

Distorção de imagem: quais os sinais?

  1. Não querer se alimentar junto de um grupo.
  2. Insatisfação intensa com o corpo.
  3. Prática exagerada de atividades físicas.

O que causa a distorção de imagem? Segundo estudos já realizados, o problema está atrelado a reações neurológicas, desencadeadas por ações de ansiedade, motivação, humor e recompensa. A liberação de algumas substâncias no cérebro podem causar alterações no que enxergamos e sentimos.

O que é Vigorexia ? Vigorexia é o nome dado para o transtorno dismórfico muscular, um problema psicológico que faz com que os pacientes se enxerguem fracos e sem músculos, quando são fortes e musculosos.

Depois de reconhecer, procure acolher esse desconforto, essa realidade que se apresentou por algum motivo. Não é necessário culpa ou autocondenação de nenhuma ordem. Fique tranquilo, pois basta ser humano para ser passível de apresentar algum transtorno psíquico.

É também conhecida como síndrome da distorção da imagem ou transtorno dismórfico. Os pacientes que sofrem desse distúrbio não possuem uma visão real sobre a sua imagem, caracterizando grande insatisfação com sua estética corporal e/ou facial.

Distorção refere-se a irregularidades ou ondulações nas imagens visuais formadas pelos olhos. Com visão distorcida, as linhas retas dos objetos podem parecer onduladas ou irregulares. Visão distorcida pode ser causada por irregularidades na córnea ou retina e ainda: Ceratocone.

Conheça quais outras doenças podem estar associadas ao Transtorno Dismórfico Corporal: Bulimia. Anorexia. Depressão.

O termo dismorfia corporal é bastante utilizado entre pessoas transsexuais para justificar a aversão às características femininas ou masculinas do corpo. Entretanto, segundo o DSM-V, a condição relacionada à identificação forte e persistente com o gênero oposto chama-se disforia de gênero.

Para combater a distorção de imagem, não existe uma fórmula mágica. Você precisa, gradualmente, buscar se sentir confortável com você mesmo. Comece então, conversando com amigos mais próximos sobre como se sente.

Dicas para melhorar a autoimagem

  1. Melhore as relações familiares. Para os psicólogos, a primeira parte da prevenção do transtorno alimentar deve ocorrer no âmbito familiar. ...
  2. Preste atenção em como você fala de si mesmo. ...
  3. Cuide do que você fala de si mesmo. ...
  4. Como você se vê ...
  5. Atividades físicas.

Uma pessoa com autoimagem negativa tem uma vergonha internalizada (mas sem fundamentos) sobre si mesma. Isso irá sabotar a atitude do individuo perante os desafios ou oportunidades da vida. Você precisa se expor para mostrar o seu diferencial.

No transtorno dismórfico corporal, a preocupação com um ou mais defeitos inexistentes ou sutis da aparência causa forte angústia e/ou prejudica a capacidade funcional. As pessoas normalmente passam muitas horas por dia se preocupando com um suposto defeito, que pode estar em qualquer parte do corpo.

A bulimia é um transtorno psiquiátrico caracterizado por episódios de ingestão compulsiva e excessiva de alimentos, seguidos de métodos inadequados para reverter este abuso.

Pessoas com ortorexia têm uma preocupação excessiva com a alimentação e a busca pelo alimento perfeito. Isso resulta em dietas restritivas e desequilibradas, gerando problemas à saúde. Já a vigorexia é caracterizada por uma visão desvirtuada de sua autoimagem e pela preocupação excessiva com hipertrofia.

Insatisfação com a forma física. Prática exagerada de exercícios físicos. Uso de anabolizantes e suplementos alimentares para ganhar massa muscular. Dores musculares constantes.

O TDC se manifesta como um comportamento compulsivo em relação à aparência, causando baixa autoestima e muito sofrimento. Apesar de ser considerada uma doença grave, ela tem cura, desde que o tratamento seja realizado de forma multidisciplinar.

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno mental que se caracteriza por afetar a percepção que o paciente tem da própria imagem corporal, levando-o a ter preocupações irracionais sobre defeitos em alguma parte de seu corpo (por exemplo: nariz torto, olhos desalinhados, imperfeições na pele etc).

Significado de Distúrbio
Inquietude ou agitação de origem emocional: distúrbio psíquico. O que atrapalha, incomoda ou perturba; perturbação, desordem.

O transtorno de despersonalização/desrealização é um tipo de transtorno dissociativo que consiste em sentimentos recorrentes ou persistentes de distanciamento do próprio corpo ou processos mentais, geralmente com uma sensação de ser um observador externo da própria vida (despersonalização) ou de estar desconectado de ...