Quais são os principais desafios na contemporaneidade da dimensão técnico operativa no Serviço Social?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

O grande desafio na atualidade é, pois, transitar da bagagem teórica acumulada ao enraizamento da profissão na realidade, atribuindo, ao mesmo tempo, uma maior atenção às estratégias, táticas e técnicas do trabalho profissional, em função das particularidades dos temas que são objeto de estudo e ação do Assistente ...

A dimensão TécnicoOperativa é a capacidade de entendimento sobre os Princípios desta dimensão; os Instrumentos e Instrumentalidade Profissional; Processos de Trabalho; Planejamento, avaliação e execução de políticas e serviços sociais; Processos de Pesquisa entre outros elementos que compõe o exercício profissional ...

A dimensão técnico-operativa diz respeito aos elementos técnicos e instrumentais do Serviço Social. Assim, congrega a ação profissional do Serviço Social nos diversos espaços sócio-ocupacionais no qual a (o) assistente social está inserida (o). Apesar das especificidades de cada dimensão, elas se articulam entre si.

Guerras, terrorismo, fechamento de fronteiras, polarização de posicionamentos e projetos de sociedade têm em suas bases, além de interesses econômicos, divergências culturais e políticas.

Pensar nos desafios da contemporaneidade significa entender que a crise esteve sempre presente no próprio processo civilizatório da humanidade. Todos sabemos dos desafios do dia a dia, que a crise faz parte da vida cotidiana de todos.

O Serviço Social contemporâneo tem como objeto as expressões da questão social, o reconhecimento das demandas profissionais e dos campos de trabalho, que serão explicitados individualmente a seguir.

6 principais desafios do professor na atualidade e como superá-...

  1. Diferentes tipos de alunos. ...
  2. Novas tecnologias e metodologias. ...
  3. Excesso de processos de gestão. ...
  4. Necessidade de diversificação das atividades. ...
  5. Discussão de temas. ...
  6. Desvalorização da profissão.

Os principais desafios que o profissional do Serviço Social enfrenta são a falta de conhecimento da profissão a respeito da temática socioambiental, a incipiente produção teórica e a discussão nos espaços acadêmicos nos quais o Serviço Social se faz presente.

A competência técnico-operativa do Serviço Social, sua utilização nos processos de conhecimento e intervenção profissional do assistente social. A postura crítico-reflexiva acerca das dimensões, dos saberes, das habilidades e das atitudes na construção das estratégias de intervenção.

Os fundamentos do trabalho do Serviço Social são aqui entendidos na perspectiva das Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996), ao afirmarem que a intervenção do assistente social deve ser composta de três dimensões: teórico-metodológica, ético-política e técnico- operativa.

Iamamoto (2000) ao analisar os desafios postos ao Serviço Social aponta três dimensões que devem ser de grande importância na atuação do profissional assistente social, a dimensão técnico- operativa, a dimensão ético-política e a dimensão teórico-metodologica.

Dessa forma, Braz (2005) aponta três dimensões que na medida em que se articulam e constituem a materialidade do projeto ético-político do Serviço Social, respectivamente: a dimensão da produção de conhecimento pelos assistentes sociais, a dimensão político-organizativa e a jurídico-política da categoria profissional.

A dimensão investigativa do Serviço Social, segundo Fraga (2010, p. 42), “é o fomento básico do exercício profissional do assistente social que se refere ao movimento de desocultamento do real”. Desse modo, a atitude investigativa possibilita sair do campo do imediato e buscar a essência dos fenômenos.

O mundo contemporâneo é extremamente veloz, os processos se tornaram muito rápidos, levando a transformações radicais em pequenos espaços de tempo. As tecnologias dão saltos em um piscar de olhos, o que é moderno hoje pode estar ultrapassado amanhã.