Quais são os principais desafios enfrentados pelos jovens da geração atual?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os jovens também são confrontados com desafios globais, como as mudanças climáticas, desigualdade social e problemas políticos. Eles podem sentir a responsabilidade de enfrentar essas questões e buscar soluções, mas muitas vezes podem se sentir impotentes ou frustrados diante da magnitude dos problemas.

No Brasil há uma juventude insatisfeita com o cenário atual, desacreditada dos partidos e da política e em busca de repostas. Não interessa aos jovens comparar o passado com o presente, eles têm o olhar voltado para o futuro mesmo em meio às incertezas.

Mas existem muitos outros assuntos que os jovens atuais mais procuram ou desejam comentar, como é o caso da sexualidade, drogas e bebidas alcoólicas, exposição na internet, gestão financeira e até mesmo tópicos que envolvem a sua religião, como tipos de religiosidade, palavras de Deus e outros.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

Em síntese, o grande desafio brasileiro para o século XXI será definir e executar uma política de desenvolvimento verdadeiramente sustentável - enfrentando inclusive a difícil tarefa de questionar os modelos de crescimento voltados unicamente para o econômico e descuidados do ambiental e social.

O jovem é um sujeito com valores, comportamentos, visões de mundo, interesses e necessidades singulares. Ser Jovem é estar imerso em uma sociedade com processos transitórios, a partir de uma NOVA conjuntura familiar, política e social estabelecida.

Veja, a seguir, uma lista com as principais dificuldades e desafios encontrados pelos jovens no mercado de trabalho, acompanhados de dicas para superá-los!

  • Falta de experiência.
  • Grande competição para as vagas.
  • Conflito de gerações no ambiente de trabalho.
  • Falta de voz e respeito nas organizações.

Entre os principais temas que os jovens precisam ouvir em palestras motivacionais a internet e as redes sociais devem ser priorizadas. Hoje em dia é comum eles darem prioridade ao mundo irreal da internet e por isso devem ser orientados quanto ao seu uso.

Falta de amigos ou isolamento social
No entanto, muitos jovens têm dificuldades para construir amizades e ficam isolados na maior parte do tempo. A falta de identificação ou a timidez são exemplos de barreiras que precisam ser reconhecidas, trabalhadas e superadas para que exista um convívio social saudável.

Eles priorizam atividades que atinjam objetivos, não conexões significativas. O estudo revelou que 69% dos integrantes dessa faixa etária sentem que as pessoas à sua volta “não estão mesmo com eles”, e 68% sentem que ninguém os conhece de verdade.

Entre as diversas opções que levam ao sucesso, 72% dos jovens brasileiros marcaram “ser feliz" em primeiro lugar. Logo depois, com 71% dos votos, ficou o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho; "Ser saudável" ficou em terceiro, com 68%.

Conte-lhes histórias sobre o que costumavam fazer quando eram mais jovens. Pergunte-lhes se há algo que gostariam que as pessoas dissessem sobre eles, gostassem ou notassem sobre eles e, em seguida, certifique-se de dizer exatamente o que desejam ouvir. Eles vão gostar de ouvir, mesmo que lhe digam o que querem.

Os jovens de baixa renda são os mais afetados pelo desemprego e piores condições de trabalho, muitas vezes sem completar o ensino fundamental. Os jovens com renda mais alta, por outro lado, tendem a ser menos afetados pelo desemprego e encontram melhores empregos.

Respondendo de forma espontânea, 20% disseram que o que mais desejam é ter estabilidade financeira, vida confortável e ficar ricos; 16% querem ter a casa própria ou para a família, 15% sonham com sucesso, bom emprego e remuneração e 8% almejam terminar os estudos.

De acordo com as respostas dos jovens, cerca de 80% afirmam que ouvir música é sua atividade preferida, enquanto outros 84% têm o streaming ocupando este lugar. O WhatsApp é a rede social mais utilizada (80%), seguido pelo Instagram (62%) e TikTok (58%).

Segundo o levantamento, 66% dos jovens desejam conhecer o mundo e quase metade, 47,9%, almeja ser feliz no trabalho.

Gerações distintas
Os jovens de hoje em dia estão muito mais inteirados com todo tipo de tecnologia, sendo cada vez mais engajados neste universo. Os jovens de outras gerações eram mais voltados para trabalhos palpáveis. Seu contexto e necessidade eram outros. O dialeto também é algo perceptível.