Quais são os principais defeitos da visão?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os defeitos mais comuns apresentados pela visão são a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia. Neste momento nosso foco está sobre o defeito conhecido como Miopia. O elemento básico da nossa visão é, portanto, o globo ocular, que se assemelha muito a uma máquina fotográfica.

Em resumo, a diferença entre os distúrbios é bem simples: a miopia é a dificuldade de enxergar objetos distantes; já a hipermetropia é a complicação para enxergar objetos muito próximos; por fim, quem tem astigmatismo tem problemas para enxergar com nitidez tanto de perto, quanto de longe.

A degeneração macular é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos. Os sintomas são vista embaçada, perda de visão central, visão distorcida e cores aparentemente desbotadas.

A miopia é um defeito que não permite a visão nítida de um objeto ao longe, porque, estando os músculos ciliares relaxados, o foco imagem do olho está antes da retina. Dessa forma, a imagem de um objeto distante forma-se antes da retina.

A visão humana acontece de duas formas, conforme a região do olho que capta os estímulos luminosos, são elas:

  • Visão Periférica;
  • Visão Central.

Fique atento aos sinais do seu corpo, porque alguns problemas de visão podem causar tontura. Por exemplo, algumas pessoas com problemas de refração ou presbiopia sentem tontura. Ou seja, pessoas que tem problemas de visão associados à miopia, astigmatismo ou hipermetropia podem ter esse sintoma.

Na maioria dos casos, o astigmatismo é hereditário, mas a condição também pode se desenvolver ao longo dos anos devido à alterações na curvatura da córnea, que podem ser causadas por nossas milhares de piscadelas diárias. Tal doença também pode ser desencadeada por um trauma nos olhos, como o ceratocone.

Sintomas da pressão intraocular elevada

  • Redução da visão periférica.
  • Dor intensa nos olhos.
  • Dor de cabeça.
  • Vermelhidão nos olhos.
  • Dificuldades para enxergar.
  • Náusea e vômito.
  • Aumento de tamanho das pupilas.
  • Visão turva e embaçada.

Atualmente, existem duas grandes soluções para que você possa voltar a enxergar normalmente sem o auxílio de óculos ou quaisquer outros artifícios.Um desses tratamentos é o Lasik, uma cirurgia de correção ocular. Esse tratamento é a alternativa mais popular para quem procura soluções para enxergar normalmente.

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos pode prejudicar nossa visão porque a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica à nossa retina. A luz azul da tela do celular pode causar uma síndrome chamada de síndrome da visão por computador (CVS).

Quem tem astigmatismo sente dificuldade de enxergar de perto e de longe. Os objetos parecem desfocados, e as linhas e contornos não são visualizados com boa definição. O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) ou cirurgias a laser.

Em suma, a miopia é uma disfunção que torna a visão embaçada para objetos distantes, ao passo que a hipermetropia é o contrário, trata-se da dificuldade em enxergar elementos próximos. Já o astigmatismo é um pouco dos dois, não se vê com nitidez nem de perto, nem de longe.

Pode ocorrer isoladamente ou associado aos outros defeitos refractivos. Coloque-se aproximadamente a 1m do ecrã. Tape um olho com a mão, sem fazer pressão e verifique as imagens abaixo. Se vir as linhas bem focadas, da mesma espessura e com o mesmo tom de negro, então à partida a sua visão é normal.

Quais são as causas da hipermetropia? Na anatomia do olho existe uma parte chamada retina que é responsável pela formação da imagem. A hipermetropia é um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Isso causa dificuldade para enxergar o que está mais próximo dos olhos.

Ela normalmente tem uma superfície simetricamente curva, como um globo perfeito. Quando a pessoa tem astigmatismo, no entanto, essa camada é assimétrica e não permite a incidência perfeita dos raios luminosos na retina. Como resultado, as pessoas têm uma visão borrada e pouco nítida.

O que são? A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo. Além disso, esses problemas de vista também podem aparecer juntos.

Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão.
Nos seres humanos eles são encontrados nas órbitas oculares, e são revestidos por uma membrana dotada de finíssimos vasos sanguíneos chamada de conjuntiva.

Os tipos mais comuns de baixa visão são:

  • Perda de visão central (não ser capaz de ver as coisas no centro de sua visão)
  • Perda de visão periférica (não ser capaz de ver as coisas com o canto dos olhos)
  • Cegueira noturna (não ser capaz de ver com pouca luz)
  • Visão embaçada ou turva.

A labirintite, com frequência, causa um movimento involuntário dos olhos chamado nistagmo, que leva a dificuldade de fazer foco. Isto pode dar a sensação de embaçamento da visão. No entanto, há outras causas de tontura que tem como origem a visão ou problemas no cérebro.

A fadiga ocular ocorre quando mantemos os olhos fixos em algum ponto próximo por longos períodos. Isso acontece quando utilizamos aparelhos que emitem luz azul, como computador, tablet, celular ou outros dispositivos móveis.