Quais são os principais conceitos demográficos?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 1 de março de 2023
4.2 / 5 17 votos

Os principais dados e conceitos demográficos são: População: indivíduos que habitam um determinado território. Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos. Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil.

Tópicos deste artigo

  • Primeira fase: pré-transição demográfica.
  • Segunda fase: explosão demográfica.
  • Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional.
  • Quarta fase: estabilização da população.

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais.

Crescimento populacional ou demográfico: é a taxa de crescimento populacional calculada a partir da soma entre o crescimento natural e o crescimento migratório.

A DEMOGRAFIA é a disciplina que coleta, analisa e interpreta dados populacionais, relacionando-os com fatores educacionais, da saúde, do território, da economia e do meio ambiente.

Algumas questões de pesquisa demográfica podem estar relacionadas a idade, etnia, sexo, estado civil, qualificações básicas, emprego, renda familiar e outros parâmetros familiares.

Os principais dados demográficos do Brasil são levantados e divulgados pelo IBGE. O instituto contabiliza uma população absoluta de 213.317.639 habitantes (2021), os quais se distribuem por uma área de 8.510.345,538 km². Assim, sabe-se que a densidade demográfica do território brasileiro é de 22,43 hab./km².

Transição Demográfica: o que é, como funciona e fases!

  • Pré-transição.
  • Aceleração ou explosão demográfica.
  • Desaceleração demográfica.
  • Estabilização demográfica.

Fecundidade é estudo que relaciona a ocorrência de crianças nascidas vivas com a população feminina em idade reprodutiva (convencionou-se considerar como idade reprodutiva da mulher a faixa de 15 a 49 anos de idade).

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros critérios que são influenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações.

Os indicadores demográficos são valores criados pela demografia para mensurar, por exemplo, a variação no número de nascimentos ao longo do tempo. Também podem ser observadas a quantidade de mulheres engravidando em cada faixa etária, entre outros fatores.

A coleta de todos os dados demográficos de uma região não estaria completa se não forem incluídos os indicadores de potencial de consumo. Esses indicadores são importantes para comparar regiões com setores saturados ou com oportunidades ainda intocadas.

Já o conceito de população relativa, também chamada de densidade demográfica, mede o número de habitantes de um local em relação ao território onde as pessoas se encontram. Se o primeiro conceito diz quão populoso é um país, ele fala do quão povoado ele é. Em alguns casos, uma região pode ser populosa e povoada.

Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto. Para melhor compreender esses dois importantes termos, é importante revisarmos alguns conceitos básicos de demografia, como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e o saldo migratório.

População é o conjunto de indivíduos que habitam uma determinada localidade. Os estudos populacionais são de suma importância para o planejamento territorial. População caracteriza-se pelo conjunto de indivíduos que habitam um determinado território.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica. As teorias demográficas explicam a evolução das populações.

As principais teorias demográficas são: a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a transição demográfica. Essas teorias são instrumentos utilizados para o crescimento da população. Entre os fatores considerados estão o crescimento natural ou vegetativo e a taxa de migração.

Teorias demográficas são também chamadas de teorias do crescimento demográfico. A primeira delas foi a proposta por Thomas Malthus, conhecida como malthusianismo.

Entre os indicadores sociais mais comuns estão a taxa de mortalidade infantil, o índice de desenvolvimento humano (IDH), taxa de desemprego, além da taxa de criminalidade.