Quais são os principais componentes de uma emulsão?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Emulsões são sistemas coloidais largamente utilizados pela indústria de alimentos, e consistem de mistura, dispersão ou suspensão de dois ou mais líquidos imiscíveis, geralmente, óleo e água.

Uma emulsão é um sistema heterogêneo, composto de pelo menos um líquido imiscível disperso em outro em forma de gotas. Este líquido que contém as gotas dispersas é chamado de fase contínua ou fase externa e a outra fase é chamada de fase descontínua, fase interna ou fase dispersa.

Na maioria das emulsões os dois líquidos envolvidos são água e óleo. Ha ainda uma terceira substância que é adicionada com o objetivo de estabilizar a emulsão é o chamados agente emulsificante.

Uma emulsão é um tipo de colóide formado pela combinação de dois líquidos que normalmente não se misturam. Em uma emulsão, um líquido contém uma dispersão do outro líquido. O processo de mistura de líquidos para formar uma emulsão é chamado de emulsificação.

Uma emulsão é formada quando é feita a mistura de dois líquidos imiscíveis, ou seja, líquidos que não se misturam. Nesse caso, um dos líquidos (a fase interna ou dispersa) encontra-se no interior do outro líquido (fase externa ou contínua).

Lecitina – Do ponto de vista da tecnologia de alimentos, os fosfolipídios são uma das principais classes de emulsificantes e de maior funcionalidade e utilização na indústria.

  • LECITINA DE SOJA.
  • ÉSTER DE GLICEROL ALIMENTÍCIO.
  • GOMA-XANTANA.
  • GOMA-GUAR.
  • GOMA-CARRAGENA (carragena) (carragenina)
  • ALGINATO.

Emulsificantes são compostos químicos ou suas misturas que permitem a formação de uma emulsão estável ao longo do tempo. O papel do emulsificante é criar micelas estáveis que são formadas na interface água-óleo. Partículas emulsificantes se acumulam na interface dessas fases, criando estruturas esféricas.

É utilizado para dar volume aos produtos alimentícios, permitindo emulsão entre dois ingredientes que não se misturariam. Com isso, o alimento ganha maior cremosidade, uniformidade e rendimento, produzindo uma sensação mais agradável tanto ao paladar quanto ao toque.

Emulsões são definidas como um sistema heterogêneo de pelo menos dois líquidos imiscíveis sendo um chamado de fase contínua e o outro de fase dispersa. A fase dispersa (interna) encontra-se distribuída em forma de gotículas no seio da fase contínua (externa).

As emulsões são classificadas pelo "tempo" de ruptura e são assim definidas, rápida, média ou lenta, sendo a nomenclatura obedecida: RR – emulsão de Ruptura Rápida; RM – emulsão de Ruptura Média; RL – emulsão de Ruptura Lenta.

Emulsão: consiste na dispersão de um líquido em outro líquido. Exemplo: o leite, a manteiga, maionese, creme chantily. A maionese é um sistema coloidal porque as gotinhas de óleo se encontram dispersas no vinagre com auxílio da gema de ovo.

Emulsificantes comuns na culinária incluem a gema de ovo (em que a proteína lecitina é o emulsionante), manteiga (a proteína caseína é o que faz funcionar a emulsão), queijo, mostarda, mel, extrato de tomate, ketchup, missô e pasta de alho.

Como distinguir emulsão de suspensão ou de solução? A diferença está na dimensão das partículas que a compõem.

A coalescência de uma emulsão ocorre com a união de duas ou mais parcelas de uma fase em prol da formação de uma única. É comum encontrar o termo 'única' ao se referir à formação de uma gotícula de água líquida única, por reunião de duas ou mais gotículas que entram em colisão.

Derreta a manteiga em uma panela pequena e em fogo baixo. Quando ela estiver derretida, desligue o fogo e reserve. No recipiente onde está o vinagre, coloque as gemas e a água e bata com um fouet (batedor de arame) até se formar uma mistura espumante.