Quais são os principais biomas do planeta?

Perguntado por: emendes3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

São sete os principais biomas mundiais: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savanas, Pradaria e Deserto. Os biomas são ecossistemas terrestres com vegetação característica e um tipo de clima predominante. Esses aspectos dão ao bioma o seu caráter geral e único.

Amazônia

Está presente em quase metade do território brasileiro e em mais oito países da América Latina.

Biomas nada mais são do que tipos de ecossistemas terrestres, os quais podem ser facilmente reconhecidos por suas características únicas, como: vegetação, clima e fauna.

bioma Pantanal

O bioma Pantanal possui uma área de aproximadamente 150.355 km2, ocupando cerca de 1,8% do território brasileiro. É considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo, devido ao seu terreno plano, e é o menor bioma do país em extensão territorial.

Floresta Atlântica

As florestas atlânticas são compostas por ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes, com exemplares que chegam a atingir 50 metros de altura, e grande diversidade de briófitas, cipós e epífitas, como bromélias e orquídeas.

o Cerrado

Enquanto o Brasil e o mundo estão em alerta contra o desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica, o Cerrado já é o bioma mais ameaçado do país.

Pantanal

Uma boa notícia é que o Pantanal é o bioma mais preservado do Brasil, por manter, ainda, 84% de sua paisagem original.

Caatinga

Dia da Caatinga: bioma exclusivo do Brasil apresenta grande potencial para o manejo sustentável.

Floresta Amazônica

Bioma Amazônia O Bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território.

Caatinga

Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga tem valor econômico e biológico para o País.

A vida humana depende da manutenção dos biomas.
Quer algo mais importante do que isso? Os biomas contribuem com o clima das regiões brasileiras e são fonte de vida e riquezas naturais. Com tamanha biodiversidade a alimentação humana e muitos medicamentos provêm deles.

As relações entre espécies, condições de vento e de relevo, juntamente com os outros elementos citados anteriormente, formam um conjunto capaz de determinar a dispersão ou o isolamento de cada uma das espécies encontradas no planeta. A partir desse processo, formam-se os grandes biomas.

Amazônia

Amazônia. Um dos mais icônicos biomas do mundo, a Amazônia é gigante no tamanho e na importância. Ocupa cerca de 40% do território brasileiro, além de parte do território de outros sete países da América do Sul.

Os grandes biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savana, Campos e Desertos. Os grandes biomas do Brasil são: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Além da Mata Atlântica, o território brasileiro conta com mais cinco biomas continentais: a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa. O maior deles – a Amazônia – compõe quase a metade de nosso espaço territorial, enquanto o menor – o Pantanal – ocupa menos de dois por cento dele.

Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas. São as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.

Floresta Amazônica

Conhecida como 'Pulmão do mundo', a Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo, com aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados.

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica, América Latina
A floresta brasileira possui alguns dos ecossistemas mais ricos do mundo, além de abrigar cerca de 20% dos recursos hídricos do planeta, o que influencia em todo o clima global.

Amazônia

Com aproximadamente 5 milhões de km² de floresta, a Amazônia se estende ao longo de nove países da América do Sul, sendo 60% da área desse bioma no Brasil.