Quais são os principais autores do Arcadismo em Portugal?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Principais autores portugueses: Manoel Maria Barbosa du Bocage, Antônio Dinis da Cruz e Silva, Correia Garção e Francisco José Freire (Cândido Lusitano).

São eles: Fugere urbem (fugir da cidade); Aurea Mediocritas (equilíbrio de ouro); Carpe Diem (aproveite o dia, o momento) e Locus amoenus (lugar ameno). - Domingos dos Reis Quita (1728-1770). Bocage: um dos principais representantes do Arcadismo em Portugal.

O Arcadismo em Portugal também foi chamado de neoclassicismo (ou setecentismo), pois carregava variações de conceitos clássicos greco-romanos que afastam a religiosidade exagerada.

Marília de Dirceu

O Arcadismo foi o principal movimento literário brasileiro da segunda metade do século XVIII e foi altamente influenciado pelo contexto histórico da época. Capa de “Marília de Dirceu” (grafia atual) de Tomás Antônio Gonzaga, obra icônica do Arcadismo brasileiro.

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

Principais obras:

  • Culto Métrico (1749)
  • Munúsculo Métrico (1751)
  • Labirinto de Amor (1753)
  • Epicédio (1753)
  • Lírica Ressonância (1753)
  • Obras Poéticas (1768)
  • Vila Rica (1773)
  • Poesias Manuscritas (1779)

Qual é o objetivo do Arcadismo? No contexto do Arcadismo, o objetivo do movimento literário e artístico era o de se contrapor ao Barroco, ou seja: focar a razão, trazer um vocabulário mais simples, diminuir o exagero na produção artística, utilizar uma linguagem séria, entre outros.

O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII e que foi influenciado pelo Iluminismo e pelo avanço industrial europeu. Bocage é um dos principais nomes do Arcadismo. O Arcadismo foi o principal movimento literário do século XVIII.

Cláudio Manuel da Costa (1729-1789)
Poeta, advogado e jurista brasileiro, Cláudio Manuel da Costa é considerado o precursor do Arcadismo no Brasil e destacou -se por sua obra literária, mais precisamente, a poesia.

Em Portugal, o Arcadismo tem início em 1756, ano de fundaçmo da Arcádia Lusitana e se estende, até 1825, quando Almeida Garret publicou o poema ”Cam}esµ que marcou o surgimento do Romantismo português.

Carpe Diem (Aproveitar a vida, viver o momento);

O Arcadismo defendeu a “arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos. c) Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.

A arte neoclássica caracteriza-se pelo retorno ao equilíbrio clássico e pela imitação dos autores greco-latinos e renascentistas. Valoriza a perfeição formal, cultua a grandiosidade, repudia a decoração supérflua e desenvolve temas mitológicos históricos.

O Arcadismo (ou Neoclassicismo) surge em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana: movimento de reação ao Barroco. O Arcadismo procurava restabelecer o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista, rompida pelo período da contra-reforma protestante.

Temas do Arcadismo

  • Inutilia truncat ("cortar o inútil")
  • Fugere urbem ("fugir da cidade")
  • Locus amoenus ("lugar ameno").
  • Carpe diem ("aproveite o dia")
  • Aurea mediocritas ("simplicidade de ouro")

As principais características do arcadismo são imitação (retorno ao período clássico) e bucolismo (exaltação da natureza). Outras características desse período são: racionalismo e idealização do amor da mulher.

1836

O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, terminou em 1836 no Brasil, e abriu as portas para o Romantismo.

As principais características do arcadismo são: o retorno ao clássico (cultura greco-romana), o bucolismo, o pastoralismo, a idealização amorosa e a escolha de temas cotidianos e relacionados com a natureza.

O arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo.

As principais características das obras do arcadismo brasileiro são: valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.

Já o arcadismo no Brasil buscava estabelecer a vida simples, a racionalidade. Ou seja, os autores árcades buscavam a comunhão com a natureza, onde não havia subjetividade, mas sim objetividade.