Quais são os principais aspectos comportamentais comuns da velhice?

Perguntado por: nsouza . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

isolamento familiar. pensamento na morte. sentimento de inutilidade. falta de paciência com as próprias limitações.

Indivíduos idosos tendem a ter rugas, algumas manchas na pele, mudança da cor do cabelo para cinza ou branco, diminuição da capacidade visual e auditiva, diminuição dos reflexos, perda de habilidades e funções neurológicas diminuídas, como raciocínio e memória, e podem desenvolver doenças como a incontinência urinária ...

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

As habilidades que sofrem declínio com a idade são: memória de trabalho, velocidade de pensamento e habilidades visuoespaciais, enquanto as que se mantêm inalteradas são: inteligência verbal, atenção básica, habilidade de cálculo e a maioria das habilidades de linguagem.

Na velhice, as perdas sensoriais, físicas, motoras e cognitivas são bastante visíveis e previsíveis. No entanto, há capacidades e características do desenvolvimento que são adquiridas. A principal capacidade adquirida na terceira idade é RESPOSTA CORRETA: e. Sabedoria.

Envelhecimento Biológico: Irreversível, sensível a agressões do ambiente. Envelhecimento Funcional: Nível de adaptação no ambiente de acordo com a idade cronológica. Envelhecimento Social: Modificações no comportamento e desempenho de papéis sociais de acordo com sua idade.

Declínio cognitivo e défice cognitivo no envelhecimento
Estas incluem a perceção; orientação; atenção; linguagem; memória e funções executivas (tais como a abstração); resolução de problemas e raciocínio lógico.

A idade avançada é acompanhada por perdas, acentuando-se os problemas de saúde, de depressão, e, muitas vezes, de rejeição, apesar de ser a fase da sabedoria e da maturidade. As alterações psicológicas surgem através de diversos fatores que podem conduzir ao engrandecimento ou ao esgotamento do idoso.

Com relação às habilidades cognitivas, Bee (1997) salienta que dos 65 anos aos 75 anos algumas das mudanças cognitivas são sutis ou até inexistentes como é o caso do conhecimento de vocabulário, entretanto, ocorrem declínios importantes nas medidas que envolvem velocidade ou habilidades não exercitadas.

A Organização Mundial de Saúde prioriza 4 pilares para um envelhecimento ativo:

  • COGNITIVO. ...
  • SOCIAL. ...
  • FÍSICO. ...
  • APRENDIZAGEM. ...
  • E qual é o impacto do envelhecimento dos seus pais na sua vida?

O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.

Os principais problemas que ocorrem durante o período de envelhecimento são os danos no sistema nervoso central (que comprometem a memória tornando-a mais fraca com o passar do tempo) e problemas psicológicos. A expressão “envelhecimento ativo” tem crescido consideravelmente, assim como o número de seus adeptos.

o envelhecimento estão ligadas a modificações corporais, como a redução da massa magra- principalmente de massa muscular e densidade mineral óssea, e aumento na redistribuição da gordura corporal, com maior acúmulo na região do tronco e vísceras, e diminuição nos membros5.

Algumas habilidades permanecem inalteradas na velhice, são elas: a inteligência verbal, a atenção básica, a habilidade de cálculo e a maioria das habilidades de linguagem. Já as que sofrem declínio são a memória de trabalho, a velocidade de pensamento e as habilidades visuais e espaciais.