Quais são os principais artistas da pintura barroca?

Perguntado por: upires8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Na pintura, conquistou, inclusive, características próprias, como nos trabalhos de Mestre Ataíde.

  • A pintura barroca.
  • Caravaggio.
  • Diego Velázquez.
  • Peter Paul Rubens.
  • Georges de La Tour.
  • Nicolas Poussin.
  • Mestre Ataíde.

No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões. No entanto, Prosopopeia, de Bento Teixeira (1561-1600), é considerada a obra inaugural do barroco no país.

As principais características da arte barroca são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Seu caráter realista e detalhista tem a capacidade de mexer com o emocional do espectador.

Antônio Francisco Lisboa

Aleijadinho (cujo nome de batismo era Antônio Francisco Lisboa), ao lado de Manuel da Costa Ataíde e Mestre Valentim, formou o principal grupo de artistas do barroco mineiro.

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

A arte barroca foi um estilo artístico internacional, utilizado na arquitetura, pintura, escrita, música, e outras áreas culturais. Foi impulsionado pela igreja católica, uma das principais instituições da época.

O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

Publicado em 29/09/2021 - 08:50 Por Rádio Nacional - Brasília. Considerado um dos maiores artistas italianos e pai do barroco, Caravaggio nasceu no dia de São Miguel Arcanjo, em 29 de setembro de 1571, em Milão, na Itália.

Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

Por ter se iniciado na Itália, o estilo barroco está fortemente associado à cultura desse país. De forma geral, a pintura italiana desse período prezava por uma composição baseada na distribuição diagonal do elementos e cenas com grandes contrastes de claro-escuro, o que valorizava o caráter sentimental.

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

A valorização das luzes, movimentos e santos: pontos fundamentais da arte barroca. O caráter transitório que marcou os primeiros tempos do período moderno é alvo de um amplo estudo que se esforça em considerar as permanências e transformações experimentadas nesse período.

Na Itália, tem destaque o trabalho de Gian Lorenzo Bernini (1598-1680). Ele é considerado o artista inaugurador do Barroco. Teve grande importância por ser arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor.

Antônio Francisco Lisboa

Aleijadinho: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi o principal artista barroco de todo o Brasil! Ele era filho de um português com uma escrava e ficou conhecido, principalmente por suas lindas estátuas religiosas.

No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias". Os principais autores do barroco literário são: Gregório de Matos (1636- 1695)

Contexto histórico do barroco
Logo, a arte barroca surgiu como uma resposta da Igreja Católica para não perder sua hegemonia. Assim, para diminuir o poder do protestantismo da renascença, que apresentava um caráter mais racional e que prestigiava a ciência, o barroco na arte teve seu início.

O Barroco originou-se na Itália, e as características que exporemos a seguir derivam principalmente do estilo que lá se desenvolveu plenamente em meados do século XVII.