Quais são os primeiros sintomas do amor?

Perguntado por: asales . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

A explicação da paixão vai muito além da bioquímica. Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal.

É só atração sexual? Para saber se você está apenas com segundas intenções com alguém, é preciso se autoanalisar e, quem sabe, chegar a um diagnóstico. “A paixão é mais profunda, exige mais de você. Ela te faz pensar mais, desejar mais e querer mais do outro”, explica a psicóloga.

A verdadeira origem do amor é o coração, não esse órgão físico, pulsante, mas o centro dos sentimentos humanos. E esse sentimento precisa ser cultivado dia a dia, cuidado, alimentado e praticado. Muitos esperam que ele venha de fora, mas esquecem de, antes, produzi-lo internamente.

Desejo. Esta é a primeira fase do amor, conduzida pelos hormônios sexuais estrógeno e testosterona – em homens e mulheres.

Paixão pode virar amor? Sim, e se acontecer, é a consequência mais bacana de ter se apaixonado! Mas ela também pode se tornar ódio, inveja e até amizade. “É um processo sutil e particular, pois depende de muitos fatores presentes em um relacionamento amoroso”, afirma Livia.

Toques sutis e delicados, aparentemente inocentes, podem aguçar a curiosidade e aumentar o interesse do pretendente em você. Durante as conversas mais simples, um passeio no parque ou ida ao cinema, pouse a mão sobre a perna dele, acaricie seus braços, enfim, faça com que o homem sinta confortável e conectado em você.

Assim, pode haver um diálogo entre eles, alterando sua ordem e fazendo com que alguns desses estágios se repitam no tempo, por exemplo.

  • Fase 1 - Paixão. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

Viver um amor pode ser uma escolha, enquanto a paixão pode ser algo que acontece, nos arrebata e depois vai embora sem aviso prévio. “A paixão pode ser apenas um turbilhão de sentimentos que acaba em fagulhas. A forma como se cultiva esse sentimento faz toda diferença.

Se você gosta de estar perto dele e tem interesses em comum, pode ser apenas uma amizade. Se surge uma atração física e sexual, fala-se em paixão. Por fim, se você sente por ele uma admiração intensa por suas qualidades e deseja estar ao lado dele por toda a vida (mesmo ciente de seus defeitos), trata-se de amor.

A atração é impulsionada pelos mesmos caminhos cerebrais que controlam a sensação de recompensa. Dessa forma, isso explica o motivo pelo qual os estágios iniciais de um relacionamento podem ser tão estimulantes. Afinal, a dopamina é produzida e causa uma sensação de euforia quando estamos perto das pessoas que amamos.

“A paixão desencadeia atividade aumentada nas áreas subcorticais que estão associadas à euforia, recompensa e motivação. São elas a área tegmentar ventral, núcleo caudado e putâmen, todos ricos em neurônios dopaminérgicos”, detalhou.

De acordo com Klinjey, o amor só pode ser conquistado se antes tiver o respeito e admiração. Para a geração passada, o respeito era mais importante que o amor.

O desejo sexual nada mais é do que um sinal de cérebro para interagirmos e reconhecermos a pessoa por quem sentimos tal sensação. “Os feromônios são substâncias químicas que são ativadas instintivamente ao contato com o outro através dos gestos, cheiro, beijo, causando então o desejo sexual”, afirma a psicoterapeuta.

Para que haja um pré-namoro, é necessário que as duas pessoas se sintam apaixonadas uma pela outra e declarem essa paixão. Mas, em vez de iniciar, imediatamente, um namoro, o casal faz um acordo e espera para adentrar em um “nível” maior de diálogo e convívio. Um diz ao outro seus sentimentos e vê se é recíproco.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

Conheça quais são essas fases e como elas funcionam:

  • fase - Paixão. Essa é a parte mais envolvente do relacionamento. ...
  • fase - Comprometimento. Nesse momento, a relação ganha a sensação de solidez e calmaria. ...
  • fase - Desilusão. ...
  • fase - Amor real. ...
  • fase - Transformação.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.