Quais são os primeiros sintomas de trombose na perna?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quais sintomas de trombose na perna?

  • Dor;
  • Edema (inchaço);
  • Vermelhidão na pele;
  • Cianose quando há um edema mais acentuado (coloração azul arroxeada);
  • Dilatação do sistema venoso superficial;
  • Rigidez da musculatura da panturrilha e dor ao apalpar;
  • Aumento da temperatura local.

Os sintomas clássicos incluem:

  1. dor;
  2. inchaço;
  3. calor;
  4. vermelhidão;
  5. cãibras nas pernas;
  6. dor nas pernas que piora quando dobra o pé;
  7. descoloração da pele azulada ou esbranquiçada.

Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

Apesar de algumas pessoas serem assintomáticas, ou seja, não apresentarem sintomas, um dos principais indicativos de trombose são as fortes dores nas pernas acompanhadas de inchaço, formigamento, vermelhidão e sensação de calor na região afetada.

Quais sintomas de trombose na perna?

  1. Dor;
  2. Edema (inchaço);
  3. Vermelhidão na pele;
  4. Cianose quando há um edema mais acentuado (coloração azul arroxeada);
  5. Dilatação do sistema venoso superficial;
  6. Rigidez da musculatura da panturrilha e dor ao apalpar;
  7. Aumento da temperatura local.

Por que acontece a trombose? A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas, provocando o bloqueio do fluxo sanguíneo e causando dor e inchaço no local. A trombose ocorre, geralmente, após uma cirurgia ou por falta de movimento prolongado.

Se for a venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios que facilitam o retorno do sangue para o coração. “Para a arterial, receitamos aspirina a fim de dificultar a formação de trombos, medicações que baixam o colesterol e vasodilatadores”, informa Burihan.

Mas, geralmente os pacientes apresentam dor, edema - inchaço nos membros acometidos pelo aparecimento da trombose-, associados a empastamento muscular, febre baixa, aumento das veias superficiais e coloração azulada da pele.

A elevação dos membros inferiores ajuda na diminuição do inchaço pós trombose. Não há um tempo mínimo ou máximo. Utilizo esta estratégia até diminuição do edema e retorno às atividades de rotina e quando já se consegue vestir a meia elástica.

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

A dor nas pernas pode acontecer devido à má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.

É um desconforto ou dor no quadril, glúteos, coxas, panturrilha ou pés que limita a distância para caminhar e geralmente é aliviada com o repouso por 2 a 3 minutos. Entre os pacientes com DAOP mais grave há incidência de 60% de doença coronariana.

O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

Medicamentos trombolíticos, como a estreptoquinase ou alteplase, são injetáveis e geralmente indicados em casos mais graves de trombose e em pessoas mais jovens. Neste caso, o tratamento normalmente dura cerca de 7 dias e é realizado em internamento no hospital devido ao risco de complicações como hemorragia.

Você sente dor em uma de suas pernas ou braços
Na maioria das vezes a dor piora com o tempo (a menos, claro, que o coágulo se dissolva sozinho). “O que começa como uma pequena cãibra e dor pode ficar latejante porque o coágulo está ficando maior”, acrescenta ela.

Tipos de Trombose

  • Trombose Venosa Superficial. Uma veia superficial é uma veia próxima da superfície do corpo. ...
  • Trombose Venosa Profunda (TVP) ...
  • Trombose Venosa Renal (TVR)

Pode tomar café tranquilamente. O café não tem interação com o xarelto, no entanto algumas pessoas tem queimação no estômago devido ao café. O anticoagulante deixa o sangue mais fluido e se houver uma irritação da parede do estômago isso pode provocar uma pequena hemorragia.

Trombose Venosa Profunda
Entre os principais sintomas da TVP estão a dor na perna e a rigidez da panturrilha, que na maior parte das vezes aparecem subitamente e levam à dificuldade de andar. Esta dor na batata da perna associada à edema do membro também de início súbito levantam a suspeita de trombose venosa profunda.

7 exercícios para melhorar a circulação nas pernas

  1. Caminhada. O movimento mais simples de todos também é um grande aliado à saúde circulatória. ...
  2. Natação. ...
  3. Alongamento de panturrilhas. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Agachamento. ...
  6. Movimentação dos pés. ...
  7. Separação de pernas.

Dor nos pés e pernas podem ser sinais de infarto
Então, dores localizadas podem sim ser um sinal de alerta. “Quando essa dor acontece, ela pode ser derivada de uma isquemia do miocárdio. A isquemia consiste na a falta de sangue em qualquer local do corpo”, afirma a médica cardiologista Dra.