Quais são os primeiros sintomas de reumatismo?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Quais os sinais de reumatismo?

  • Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas.
  • Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações.
  • Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar.
  • Dores ao esticar os braços sobre a cabeça.
  • Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Reumatismo é um termo utilizado para falar de diversas doenças que provocam sintomas nos músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações do corpo, geralmente em idosos e pessoas na meia-idade, segundo informações do Ministério da Saúde.

A dor nas pernas, mal localizada, não traumática, e recorrente ou persistente, é queixa clínica comum no consultório de reumatologia. A ela se refere condições que provocam sintomas desconfortáveis variados, situados em área ampla, do quadril até a parte final das pernas.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

  • Ressonância Magnética.
  • Tomografia Computadorizada.
  • Mamografia Digital.
  • Ultrassom.
  • Raio-X Digital.
  • Densitometria Óssea.

As doenças reumáticas podem ocorrer em qualquer idade, desde crianças até idosos. . O termo reumatismo não significa uma doença específica, mas sim um grupo de doenças que abrange mais de 100 enfermidades, que possuem em comum a dor e/ou inflamação das articulações como sua principal característica.

Apesar de parecer, reumatismo não é, necessariamente, uma doença. Essa palavra, porém, serve para designar uma série de doenças de origem não traumática e que causam dores crônicas, tais como artrite, artrose, fibromialgia, gota, Lúpus eritematoso sistêmico, entre outras.

COMO TRATAR REUMATISMO
Algumas tem cura e outras não. Mas há diversas práticas que são comuns no tratamento de doenças reumatológicas como a ingestão de medicamentos para dores e inflamações, fisioterapia, dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, e incentivo a prática de atividades físicas.

A tontura está presente em 14% dos casos de artrite e 3% nos casos normais. Apesar desse número maior de pessoas com perda de audição e tonturas, entre o grupo que tem artrite reumatoide, esses dados são sem significância.

Uma alimentação inadequada, rica em gorduras e alimentos inflamatórios contribui para o agravamento do quadro de inflamação. Ela pode, portanto, não somente levar ao surgimento de doenças reumáticas como, por exemplo, artrite reumatoide, como também piorar os seus sintomas.

Alimentos que devem ser evitados
Carne vermelha e de porco, aves, ovos e manteiga. Isso porque são alimentos de origem animal que contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente, pois aumentam a inflamação das articulações.

Não importa se é uma mochila ou bolsa, carregar peso em excesso pode causar dor no pescoço e nas costas. Carregar um objeto pesado em um só ombro atrapalha o equilíbrio ao caminhar, estira os músculos e sobrecarrega as articulações. O estresse predispõe à inflamação e prejudica o controle da dor.

Evite alimentos processados, ricos em açúcares sódio e ácidos graxos Ômega 6. Reduza seu consumo de sal. Procure utilizar ervas e outras especiarias no preparo de seus alimentos. De preferência para alimentos com baixo índice glicêmico, como grãos e massas integrais, batata doce ou mandioquinha, entre outros.

A febre reumática, chamada popularmente de reumatismo no sangue, é uma doença que pode acometer as articulações, mas o seu quadro mais grave é o acometimento das válvulas cardíacas, motivo pelo qual essa doença é habitualmente tratada pelo cardiologista (leia: FEBRE REUMÁTICA – Sintomas e Tratamento).

Principais sintomas
Febre acima de 38º C; Pequenos nódulos debaixo da pele, mais comuns em punhos, cotovelos ou joelhos; Dor no peito; Manchas vermelhas no tronco ou braços, que pioram quando se fica no sol.

Quem sofre de artrite reumatoide pode ser considerado incapacitado para o trabalho. Porém, só será considerado incapacitado para o trabalho quando há um limitação física para o trabalho que a pessoa exerce.

Inchaço, dor, vermelhidão e calor são os sinais clássicos de um processo inflamatório agudo e localizado. É como se essa parte do corpo começasse a pegar fogo – e inflamação no latim significa algo muito parecido mesmo: “atear fogo”.