Quais são os primeiros sintomas de enfisema pulmonar?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Sintomas: O principal sintoma de enfisema é a falta de fôlego ou a sensação de não estar inalando ar suficiente. A pessoa pode visitar o médico inicialmente porque sentiu falta de ar durante uma atividade, mas à medida que a doença progride esse sintoma pode ficar presente todo o tempo.

Os sintomas no enfisema pulmonar avançado, já são bem evidentes e limitantes, a saber: Hipoxia (baixa quantidade de oxigénio no sangue), falta de ar em repouso, fraqueza muscular generalizada e desnutrição. Como consequência deste envolvimento sistémico, o enfisema pulmonar pode levar à morte.

Tratamento do enfisema pulmonar melhora capacidade de respirar. Segundo o pneumologista Paulo Faleiros, a resposta para essa pergunta é que o paciente pode ter uma melhora, mas não existe cura. “Os danos não são revertidos totalmente, mas podem ser parcialmente revertidos”.

Enfisema pulmonar
O enfisema pulmonar é uma situação em que os pulmões perdem elasticidade ao longo do tempo, o que resulta na destruição dos alvéolos e surgimento de sintomas como sensação de falta de ar, cansaço excessivo, dor no peito, tosse persistente e chiado no peito.

Enfisema Parasseptal:
Na sua versão mais grave apresenta uma patologia mais pronunciada na zona superior do pulmão e manifesta-se pela existência de fibrose nos tecidos desta área.

Qual a expectativa de vida do paciente diagnosticado com enfisema pulmonar? Após o diagnóstico, a expectativa de vida do paciente varia bastante de acordo com a gravidade do acometimento. A maioria das pessoas vive mais de 10 anos, entretanto nos casos graves a expectativa pode ser menor que 5 anos.

– Oxigenioterapia: manter saturação de O2 entre 88-92% (acima disso não há indicação de oxigênio). Paciente com hiperoxia tem maior mortalidade, então sempre manter entre 88-92% de saturação; – VNI: os pacientes que mais se beneficiam são aqueles com acidose.

O paciente que tem enfisema pode perder peso, principalmente em formas mais avançadas da doença, quando passa a apresentar hipoxemia (queda de oxigênio no sangue) que acarreta redução do volume de alguns tecidos como os músculos.

Opção de tratamento natural
Um tratamento para enfisema pulmonar que pode ser feito em casa, é aprender um exercício de fisioterapia chamado freno labial e realizá-lo várias vezes ao dia, como forma de complementar o tratamento orientado pelo médico, jamais substituindo-o.

Mas, ao contrário do que se pensa, os portadores dessa doença não devem parar de fazer atividades físicas. Pelo contrário: essa prática pode promover melhoras significativas na qualidade de vida1,2!

Entenda o que é o enfisema pulmonar
O principal agente causador da enfermidade é o tabaco. Assim, fumantes, ex-fumantes ou fumantes passivos estão mais sujeitos ao desenvolvimento do enfisema. Além disso, outro fator de risco são doenças cardiorrespiratórias, cuja incidência também aumenta com a idade.

Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), um problema causado por enfisema ou bronquite, passarão a receber medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Os remédios – budesonida, beclometasona, fenoterol, sabutamol, formoterol e salmeterol – estarão disponíveis dentro de 180 dias.

Tente localizar a “fonte” da dor.
Dessa forma, tente apalpar o peito e localizar a área do desconforto; quando lesionados, os músculos geralmente sofrem espasmos. Caso seja possível encontrar uma área de desconforto, é sinal de que não há problemas com os pulmões e sim com os músculos do peito.

Infelizmente a doença é considerada grave e seu quadro não pode ser revertido. Porém, há tratamento para que as coisas não piorem para um paciente com tal diagnóstico. O médico volta a falar no cigarro e é categórico: “O principal tratamento é parar de fumar e não se expor mais à fumaça do cigarro.

Que não fuma pode ter enfisema pulmonar? Sim! Se for tabagista passivo ou inalar outros tipos de gases tóxicos, por exemplo.

Enfisema é um termo que descreve mudanças estruturais no pulmão associadas à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), mas não é câncer. As duas doenças pulmonares compartilham importantes fatores de risco, principalmente devido à exposição à fumaça do cigarro.

Quais os sintomas de problemas no pulmão?

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.