Quais são os primeiros sintomas de câncer na coluna?

Perguntado por: iaparicio . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e sem relação com atividades físicas. O paciente também pode apresentar deformidade progressiva da coluna e sintomas gerais, como febre, fadiga, perda do apetite e perda de peso excessiva.

A metástase espinhal ocorre quando um câncer metastático dissemina-se para a coluna vertebral causando sintomas locais devido a compressão e invasão de estruturas neurais. Acomete preferencialmente adultos dos 35 aos 60 anos com leve predileção pelo sexo masculino.

É importante procurar logo um médico quando a dor nas costas vem acompanhada de: Formigamento ou dormência. Dor intensa que não melhora com o tratamento. Dor nas costas de uma queda ou lesão.

Os únicos que podem afirmar, com certeza, se há algum tumor na coluna são os exames de imagem, como a ressonância magnética, os raios-X ou tomografias, mas um exame de sangue também pode ser pedido, para avaliar alguns tumores.

O primeiro sinal da compressão é geralmente dor na parte posterior do pescoço ou dor de garganta, às vezes com dormência ou fraqueza em um braço ou perna. Tossir, espirrar ou realizar outros movimentos, muitas vezes, agravam a dor.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  1. Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  2. Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  3. Fraqueza em um dos braços;
  4. Fraqueza nas pernas;
  5. Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  6. Dor ou dificuldade para respirar;
  7. Incontinência urinária.

A discopatia é sinônimo de doença degenerativa do disco intervertebral e não tem cura.

A dor de um modo geral na coluna também pode estar relacionada a problemas ósseos: alterações degenerativas nos discos intervertebrais ou articulações; escorregamento de vértebras; desvios dos eixos normais da coluna; acometimento da coluna por patologias como hérnia de disco, artrose, estenose do canal vertebral, ...

A dor no osso afetado é o sintoma mais comum dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa durante a noite ou quando são realizados determinados movimentos, como dor nas pernas ao caminhar, por exemplo.

Dor nas costas, que piora com o tempo, não está associada a nenhuma atividade física e piora quando você se deita. Fraqueza muscular ou dormência nos braços e nas pernas que piora com o tempo. Perda generalizada de sensações, dormência e formigamento. Perda de sensibilidade em certas áreas do corpo.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

E não para por aí: as possibilidades são tão amplas que tanto ficar sentado quanto ficar em por muito tempo podem desencadear crises de dores nas costas e nas pernas. O problema está, na verdade, nos extremos. Tanto o sedentarismo quanto o esforço físico excessivo são causas.

Os principais problemas de coluna são:

  1. Hérnia de disco. ...
  2. Bico de papagaio. ...
  3. Artrose na coluna. ...
  4. Hiperlordose. ...
  5. Hipercifose. ...
  6. Osteoporose. ...
  7. Escoliose.

Cefaleia, náuseas, vômitos e crises epilépticas são os sintomas mais frequentes e geralmente progressivos, ou seja, pioram com o passar do tempo.

Os tumores benignos da coluna vertebral incluem meningiomas, schwannomas, osteomas osteoides e osteoblastomas; Um tumor maligno é um crescimento canceroso que se espalha e se infiltra em outros tecidos. Os tumores malignos da coluna vertebral incluem condrossarcomas, sarcomas de Ewing e osteossarcomas.

Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.