Quais são os primeiros sintomas de artrite?

Perguntado por: aalmeida4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.

Uma das causas mais comuns na maioria das pessoas é o desgaste natural das articulações, mas é possível ser causada também por excesso de peso, super uso, idade, traumatismo, fator genérico e devido a fungos, bactérias e vírus que se instalam através da corrente sanguínea gerando a inflamação.

O diagnóstico de artrite reumatoide leva em conta os sintomas, o resultado de exames laboratoriais (VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide) e por imagem (raios X, ressonância magnética, ultrassonografia articular).

Quando não tratada, a Artrite Reumatoide causa uma “destruição” das articulações, isso leva às deformidades e redução da função (ou seja, dificuldade progressiva em fazer atividades diárias como segurar objetos com as mãos e se locomover).

Para completar, a artrite acaba sendo, em muitos casos, uma patologia de base (a que origina outras) da artrose. Desta forma, a artrose acaba sendo mais complicada de tratar e de obtermos uma melhora, quando comparada a artrite. Mas isso, de forma alguma reduz a necessidade de tratamento e atenção com a artrite.

A artrite e o sono estão interligados. Se você está com dor, você não consegue dormir. Se você não dorme o suficiente, seus sintomas pioram.

Uma boa alimentação pode diminuir as dores da artrite reumatoide. Frutas vermelhas - a cor vibrante dessas frutas é dada pela antocianina, uma substância que é fonte de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Alguns exemplos são cereja, morango, romã e goiaba.

Os portadores de artrite reumatoide podem e devem participar de programas de exercício regulares. Isso pode ser de grande auxílio na realização de tarefas do dia a dia, como caminhar, se abaixar e cuidar dos afazeres domésticos.

Para o ortopedista, a artrite reumatoide é mais grave e menos comum: “Trata-se de uma doença mais agressiva, com processo inflamatório de alto grau e com complicações mais graves, que são as deformidades articulares de evolução bem rápida.” Os pacientes com o problema costumam ficar bastante debilitados.

A artrite mutilante é a forma mais grave da doença por ser erosiva e destrutiva mas ocorre em apenas cerca de 5-8% dos pacientes, geralmente mais jovens.

Artrite e Stress: A Causa e Efeito Reverso
Além disso, vivendo com artrite crônica cria outro medley de problemas estressantes. Artrite crônica acrescenta o estresse da dor, fadiga, depressão , dependência, finanças alterados, emprego , vida social, auto-estima e auto-imagem.

Não, a artrite reumatoide é uma doença autoimune e não causa redução da imunidade.

A osteoartrite também é conhecida como doença articular degenerativa. A artrite reumatoide, por outro lado, é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos - nesse caso as articulações. Isso causa uma inflamação crônica, inchaço doloroso e pode levar à deformação das articulações.

Como atua. Artrite reumatoide - O sistema imunológico do portador passa a atacar os tecidos que envolvem as articulações, causando dor, inchaço e rigidez e danificando-as de forma irreversível.

Se você tem artrite reumatóide, é melhor repensar este hábito. O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, sendo uma grande fonte de compostos bioativos benéficos à saúde. Porém, esses benefícios podem não ser para todos. Vale lembrar que todo excesso pode ser prejudicial à saúde.