Quais são os primeiros sintomas de trombose?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 3 votos

Sinais e sintomas de trombose

  • Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  • Vermelhidão e calor no local afetado;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez da musculatura.

A suspeita de trombose é levantada quando o paciente tem um ou mais sinais e sintomas de bloqueio das veias, que são:

  1. inchaço em uma das pernas ou em toda extensão de uma determinada veia;
  2. dor ou perda de sensibilidade na perna;
  3. sensação de que a área inchada está quente;
  4. pele da perna vermelha ou arroxeada.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose.

Apesar de algumas pessoas serem assintomáticas, ou seja, não apresentarem sintomas, um dos principais indicativos de trombose são as fortes dores nas pernas acompanhadas de inchaço, formigamento, vermelhidão e sensação de calor na região afetada.

Os principais aspectos a serem observados são:

  1. Dor;
  2. Calor;
  3. Vermelhidão;
  4. Rigidez da musculatura na região afetada;
  5. Inchaço em uma das pernas, que vai aumentando ao longo do tempo;
  6. Veias mais visíveis na pele devido à maior dilatação;
  7. Sensação de peso.

As placas de gordura que se depositam nas artérias causando a trombose têm como suas principais causas o tabagismo, obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, diabetes e a elevação dos níveis de gorduras no sangue (dislipidemia).

Xarelto® (rivaroxabana) é indicado para o tratamento de trombose nas veias profundas e prevenção de trombose nas veias profundas e embolia pulmonar recorrentes, em adultos.

"O diagnóstico da trombose depende da história do indivíduo, na qual seus fatores de risco são evidenciados, da avaliação clínica e dos resultados de exames diagnósticos. O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

O problema gera um quadro de dor e edema (inchaço) no membro afetado por dificuldade de passagem de sangue por este trajeto venoso. Além disso, pode estar associada à soltura de parte destes trombos que vão migrar diretamente aos pulmões (embolia pulmonar).

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Conforme a Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), a melhor forma de prevenir o surgimento de coágulos no sangue é através de atividades físicas. Com elas, o fluxo sanguíneo aumenta e o ritmo mais acelerado dificulta a formação dos coágulos.

Por exemplo, se a dor na perna for muito forte, fizer você mancar ou surgir repentinamente, vier acompanhada de inchaço, vermelhidão e até falta de ar, pode ser trombose, que merece intervenção imediata e deve ser tratada no pronto-socorro.

Esse tempo pode ser de 3 até 24 meses.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose.

Na maioria dos casos, os pacientes costumam apresentar dor, inchaço e vermelhidão na perna que está com a veia entupida. Outros sintomas possíveis são: calor nas pernas, dificuldade para andar, inchaço intenso e pele de cor esbranquiçada ou azulada.

Isso mesmo, pernas para cima é uma dica infalível para ajudar o retorno do sangue para o coração. Dessa forma, você vai melhorar a circulação sanguínea e evitar a trombose e de quebra o inchaço nas pernas provocado pela rotina diária.

Se for a venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios que facilitam o retorno do sangue para o coração. “Para a arterial, receitamos aspirina a fim de dificultar a formação de trombos, medicações que baixam o colesterol e vasodilatadores”, informa Burihan.

Evitar o repouso prolongado
Durante o repouso, a circulação sanguínea de retorno fica lentificada e isso é fator de risco para trombose.

Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.

D-Dímero - R$97,00 - Labi Exames.

Trombofob® Pomada (heparina sódica e nicotinato de benzila) facilita a desintegração dos trombos, restabelecendo a circulação sanguínea, e evitando a formação de coágulos.