Quais são os primeiros sintomas da segunda gravidez?

Perguntado por: dalvim . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Alguns dos sintomas serão iguais dessa vez?

  • Micção frequente.
  • Enjoos matinais.
  • Fadiga.
  • Desejos e aversões alimentares.
  • Alterações de humor.
  • Constipação.
  • Congestão nasal.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes. Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.

Sensível ao ambiente, uma criança percebe as mudanças físicas da mãe e as alterações na dinâmica das relações dentro da família e pode antever o envolvimento da mãe com o novo bebê.

Dores no corpo
Dores e cansaço costumam ser mais frequentes na segunda gravidez. Com o primeiro filho em fase de desenvolvimento, a mulher não só tem de se acostumar com as transformações típicas do período como precisa dar conta de todas as tarefas que envolvem os cuidados com uma criança pequena.

É mais fácil engravidar do segundo filho? Taí uma questão clássica que surge com frequência nas consultas ginecológicas. A resposta, porém, pode surpreender: não é porque você já gestou anteriormente que o processo até parir um novo bebê vai ser mais fácil.

Mães que já tiveram o segundo ou terceiro filho comprovam que uma gravidez pode ser totalmente diferente da outra. Há casos onde um sintoma acontece com maior força do que outro. Por exemplo, não sentir enjoo, enquanto a sonolência é enorme.

Como saber se está grávida: 7 sintomas iniciais

  1. Náuseas e vômitos. O famoso enjoo matinal não é um mito. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Atraso menstrual.

Além do abdômen, altera-se também as mamas, que tendem a ficar mais flácidas após a primeira gestação e há um acúmulo de gordura na região pélvica. Durante a segunda gravidez a mulher vai notar que nos primeiros semestres haverá um cansaço muito forte.

1A recomendação médica no geral é que casais esperem cerca de 18 meses para ter o segundo filho. 2Médicos também indicam que esse tempo não ultrapasse de cinco anos.

Para saber o sexo da criança hoje temos o exame de sexagem fetal e a ultrassonografia. Enquanto que o método da tabela Chinesa acerta em 50% das vezes, a técnica médica de usar a sexagem ou o ultrassom pode acertar em mais de 99% das vezes! Basta realizar os exames na idade gestacional correta.

"A verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira", afirmou. A explicação para essa sensação é a de que a pele da região do abdômen, que já esticou bastante previamente, apresenta mais flacidez.

Existe algum teste caseiro de gravidez que realmente funciona? Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de farmácia ou ainda melhor dos testes de sangue.

Primípara/secundípara/multípara: termo usado para designar o número de partos: primípara é a mulher que vai parir pela primeira vez. Secundípara e multípara, pela segunda e terceira vez (ou mais), respectivamente.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

O período fértil é a janela de oportunidade que a mulher tem de engravidar durante um ciclo menstrual. Ele vai de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação. Portanto, para mulheres com ciclos de 28 dias seria possível engravidar cerca de 9 a 10 dias após o início da menstruação.