Quais são os primeiros sinais de câncer de pele?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os principais sintomas do câncer de pele são:

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

Como a maioria das células do melanoma produz melanina, geralmente os tumores são de cor marrom ou preta. No entanto, alguns melanomas não são pigmentados, podendo ser de cor rosa, bege ou branco.

Você saberia identificar sinais de perigo na sua pele?

  • A - Assimetria. Assimétrico: maligno. ...
  • B - Borda. Borda irregular: maligno. ...
  • C - Cor. Dois tons ou mais: maligno. ...
  • D - Dimensão. Superior a 6 mm: provavelmente maligno. ...
  • E - Evolução. Cresce e muda de cor: provavelmente maligno. ...
  • Veja também: Vem chegando o verão...

Se você tem uma mancha que muda de cor, tamanho e formato, é essencial procurar um médico. Esses sinais sólidos, planos ou mais altos, irregulares, escuros e com mais de uma tonalidade, podem ser o melanoma, um dos tipos mais graves de câncer.

As feridas tumorais têm características bem peculiares, como odor fétido, dor, exsudato, sangramentos e a não cicatrização da lesão. lesões, em que a busca pela cicatrização das lesões torna-se o único objetivo. cicatricial também promove aumento da proliferação neoplásica e consequente progressão tumoral.

Os exames de sangue não são utilizados para diagnosticar o melanoma, mas alguns testes podem ser realizados antes ou durante o tratamento, especialmente para melanomas avançados. Os médicos muitas vezes solicitam um exame de sangue para diagnosticar o nível sanguíneo do lactato desidrogenase (LDH), antes do tratamento.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses.

Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide.

As lesões pré-cancerígenas podem evoluir para câncer de pele ou podem já ser um câncer de pele em estágio inicial. A queratose actínica, também conhecida como queratose solar, é uma condição pré-cancerígena causada pela exposição excessiva ao sol.

Imiquimod. É um creme que pode ser aplicado sobre a queratose actínica e alguns cânceres de células basais iniciais. Esse medicamento faz com que o sistema imunológico reaja à lesão da pele e provoque sua destruição. É normalmente aplicado algumas vezes por semana, durante várias semanas.

“Devemos ficar atentos se tivermos muitos sinais pelo corpo (mais de 10 lesões), se eles mudaram de cor ou de tamanho, se ficaram ásperos, começaram a sangrar, coçar ou se apresentarem algum outro sintoma”, diz a especialista.

Uma pinta que apresente alguma das características a seguir deve ser avaliada pelo médico dermatologista: A- assimetria (formato irregular); B- bordas irregulares (limites externos da lesão mal definidos, irregulares); C- cores variadas na mesma lesão (diferentes tonalidades); D – diâmetro maior que 6 milímetros”, ...

Existem ainda outros tipos de tumores benignos na pele, mas são raros.
...
Os tumores benignos que se desenvolvem a partir de outros tipos de células da pele incluem:

  • A maioria dos tipos de pintas.
  • Queratoses seborreicas. Pontos salientes marrons ou pretos com superfície áspera.
  • Hemangiomas. ...
  • Lipomas. ...
  • Verrugas.

Uma pinta normal não sofre modificações. “As potencialmente malignas são as que surgem do nada e crescem em pouco tempo, possuem mais de uma cor, tonalidades muito negras e mudam de forma e contorno”, explica a médica Alessandra Romiti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Pintas com uma única cor costumam ser benignas, enquanto aquelas com duas ou mais cores ou que mudaram de cor devem ser investigadas por suspeita de malignidade. Pintas de tons escuros, variando entre preto e castanho, chamam mais atenção porque podem ser um sinal de melanoma.

Doenças de pele: você sabe identificar se a sua é perigosa?

  • Hanseníase. Quando está sem tratamento, é uma doença transmissível que afeta pele e os nervos podendo provocar sequelas. ...
  • Psoríase. ...
  • Lipoma. ...
  • Eczema (Dermatite atópica) ...
  • Câncer de pele. ...
  • Doenças de pele: a Avaliação de um dermatologista.

Entre os sinais de alerta estão as feridas que não cicatrizam num período de 4 a 6 semanas, surgimento de nódulos na pele com pequenas ulcerações ou mesmo verrugas dolorosas de crescimento progressivo. Quanto maior o tamanho do tumor, maior o risco de recorrência.

Caso um câncer de pele não for tratado ocorre que, como todos os outros cânceres, ele continua evoluindo e crescendo, dependendo do tipo histológico, quanto mais fundo e mais tempo de evolução, poderão ocorrer metástases regionais (via linfática: linfonodos) e/ou a distancia (hematogênica: pulmão, fígado e outros ...

Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que cerca de 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.

Dermatoscopia, dermatoscopia digital e microscopia confocal são exames de imagem complementares que auxiliam no diagnóstico do câncer de pele.