Quais são os primeiros sinais da esclerose múltipla?
Assim, aprender os sintomas iniciais comuns de EM pode ajudá-lo a ser diagnosticado e tratado mais rapidamente.
- Problemas de Visão. Para muitas pessoas, o primeiro sintoma de esclerose múltipla está em seus olhos. ...
- Sensações estranhas. ...
- Problemas relacionados ao calor. ...
- Problemas de marcha. ...
- Outros Sintomas.
Onde é a dor da esclerose múltipla?
Dor no pescoço e nas costas: Algumas pessoas com EM podem sentir dores no pescoço e nas costas. Isso pode ser devido à imobilidade ou ao mesmo tipo de desgaste que acontece com as pessoas que não apresentam EM. Esse tipo de dor geralmente é uma sensação dolorosa e rígida que pode ser moderadamente grave.
O que pode ser confundido com esclerose múltipla?
A neuromielite óptica, mais conhecida como doença de Devic, é um distúrbio imunológico pouco comum que é semelhante à EM. As duas condições compartilham muitos sintomas, incluindo visão turva, fraqueza nos membros, dormências, problemas da bexiga, espasticidade.
Que tipo de exame de sangue devo fazer para confirmar esclerose múltipla?
Qual exame de sangue detecta esclerose múltipla? Até o momento, não existe um exame de sangue específico para detectar a esclerose múltipla. Profissionais de medicina podem recomendá-los apenas para descartar a presença de outras doenças com sinais e sintomas parecidos.
Qual a idade que aparece a esclerose múltipla?
Ao contrário do que muitos pensam, a esclerose múltipla não é uma doença que afeta a memória e atinge pessoas mais idosas. A patologia costuma acometer freqüentemente adultos jovens na faixa etária entre os 20 e 50 anos e idade, principalmente mulheres, na proporção 2:1, sendo mais comum em caucasianos.
Como saber se vc tem esclerose múltipla?
Os sintomas mais frequentes da esclerose múltipla são os sensitivos e os motores, seguidos dos visuais e vestibulares (como a visão dupla), e os caracterizados por tremor (chamados de sintomas cerebelares).
Como se comporta uma pessoa com esclerose?
Sintomas de esclerose múltipla
baixa visão. fraqueza nos membros. dormência ou formigamento no corpo. visão dupla.
Como é o formigamento da esclerose múltipla?
A dormência é, frequentemente, um dos primeiros sintomas observados por pessoas com esclerose múltipla e pode afetar tanto área muito pequena, como uma mancha no rosto, quanto áreas inteiras do corpo, como pernas, pés e braços. Na maioria dos casos, a dormência é um sintoma temporário e não requer intervenção.
Como é a fraqueza muscular da esclerose múltipla?
Fraqueza muscular
Fraqueza em ambas as pernas (paraparesia) ou uma das pernas (monoparesia) pode levar a problemas para caminhar e no equilíbrio. A falta do exercício físico pode agravar um quadro de obstipação e ainda a fadiga, por estarem intimamente ligados.
Como é a fraqueza da esclerose múltipla?
Em geral, existem dois tipos de fadiga da EM: uma sensação geral de cansaço extremo e fadiga muscular. A fadiga da EM é diferente do cansaço normal. Algumas pessoas com Esclerose Múltipla descrevem a fadiga como se você estivesse sobrecarregado e como se cada movimento fosse difícil ou desajeitado.
Como é a tontura da esclerose múltipla?
Tonturas ou vertigem: Muitos pacientes com EM podem sentir perda de equilíbrio e a sensação de tontura não rotatória de difícil caracterização, descrita como “cabeça vazia” ou “cabeça leve”.
Como saber se é esclerose ou ansiedade?
Indivíduos ansiosos com frequência superestimam o perigo nas situações que mais os incomodam. Os pacientes com esclerose múltipla apresentam mais frequentemente queixas cognitivas como, por exemplo, problemas de aprendizado, memória e concentração quando possuem também ansiedade.
Quando suspeitar de ela?
O principal sintoma é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente num dos lados do corpo (lateral) e atrofia muscular (amiotrófica), mas existem outros: cãimbras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade.
O que fazer para evitar a esclerose múltipla?
Há como prevenir? Essa doença neurológica não existe prevenção por vacinas, por exemplo. Dessa forma, é preciso evitar as causas como tabagismo, obesidade, falta de vitamina D e outros fatores que podem contribuir para o aparecimento da esclerose múltipla.