Quais são os primeiros sinais da cirrose?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Sintomas de cirrose hepática

  • vômito;
  • náuseas;
  • perda de peso sem motivo aparente;
  • dor abdominal;
  • constipação;
  • fadiga;
  • icterícia (tom amarelado na pele e nos olhos);
  • urina escura;

A esteatose hepática, ou doença gordurosa do fígado, é o acúmulo de gordura nas células hepáticas que pode ter várias causas: abuso de álcool, hepatites virais, diabetes, obesidade, colesterol ou triglicérides elevados e uso prolongado de certos medicamentos.

O fígado com cirrose é incapaz de produzir albumina e esta ao diminuir no sangue permite que a água dos vasos sanguíneos escape e infiltre os tecidos das pernas causando edema e se acumule na cavidade abdominal causando ascite ( barriga de água ).

Os primeiro sintomas de doenças no fígado, geralmente, são a dor abdominal do lado direito e o inchaço abdominal, entretanto, podem variar de acordo ao problema, como nos casos mais comuns a gordura no fígado ou uso excessivo de bebidas alcoólicas, hepatite, cirrose ou esquistossomose, por exemplo.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de álcool em excesso pode influenciar mais de 200 doenças, entre elas a cirrose hepática. Aproximadamente 35% dos pacientes considerados alcoólatras desenvolvem esse quadro.

Os exames de TGO (transaminase glutâmico-oxalacética) e TGP (transaminase glutâmico-pirúvica) medem a atividade dessas enzimas do fígado e permitem suspeitar de doenças, como cirrose e hepatite.

Pacientes com cirrose descompensada apresentam mortalidade em 5 anos de 20-80%, sendo que aqueles com Meld > 21 e Child > 12, na maioria das vezes, têm menos de 6 meses de vida.

É possível que ocorra dores não só nas pernas, mas no corpo todo em pacientes que possuam o diagnóstico de Cirrose Hepática. O mecanismo ainda não é bem conhecido. Procure seu médico gastroenterologista ou hepatologista para melhor avaliar o quadro da dor e descartar outras doenças e prescrever medicações corretas.

A cirrose hepática é o processo final da fibrose do órgão. Tem várias causas, como etilismo, hepatites virais, obesidade, hepatite autoimune, entre outras. A fibrose hepática é dividida em estágios, sendo F0 (normal), F1 (fibrose leve), F2 (moderada), F3 (avançada) e F4 (cirrose) Não existe o termo "começo de cirrose".

Cirrose hepática descompensada: Pode apresentar um quadro clínico rico em achados físicos e queixas, como: icterícia; prurido; distensão abdominal por ascite; edema de membros inferiores; diarreia; e queixas relacionadas a complicações da doença, como manifestações de sangramento gastrintestinal (hematêmese, ...

Pacientes com cirrose podem apresentar ascite (água na barriga), mas isso não significa que não deva ingerir água, mas sim evitar excessos de sal! Cuidado com a desinformação, seu rim pode ser prejudicado pela restrição de água .

Os antioxidantes e vitamina C do limão também nos ajudam a reduzir o nível de colesterol, pois melhoramos a digestão. A terapia do limão fará com que esta enfermidade benigna possa ser revertida para evitar que resulte em um estado mais sério: a cirrose.

Evitar bebidas alcoólicas, o café, os alimentos fritos, os alimentos gordurosos (embutidos, vísceras animais), lácteos integrais (preferir os desnatados). – Evitar a constipação. – Diminuir o consumo de proteína animal e aumentar o consumo de proteínas de origem vegetal.

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

Alguns remédios caseiros que ajudam no tratamento de problemas no fígado são:

  1. Chá verde. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Suco de beterraba com limão. ...
  4. Chá de alcachofra. ...
  5. Suco de abacaxi com cúrcuma. ...
  6. Chá de cardo-mariano. ...
  7. Infusão de jurubeba.

“O ideal é seguir uma alimentação mais natural possível, fracionada em seis refeições, com pequenas porções leves (cozido, assado ou grelhados) e evitar consumir mais gordura. Além disso, se hidratar muito e consumir legumes, verduras e frutas”, explica.

O acetaldeído sofre ação de outras enzimas até ser depurado no organismo. Esse trabalho acaba sobrecarregando o fígado e, quanto maior a ingestão de álcool, mais esse órgão é deteriorado pela agressão aguda e crônica das células hepáticas", explica a Dra.

A cirrose hepática não tem cura e, por isso, o tratamento normalmente é feito com alterações na dieta, assim como o uso de medicamentos para controlar alguns dos sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessária cirurgia para transplante de fígado.