Quais são os prefixos?

Perguntado por: ovilela . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

O prefixo é um tipo de morfema e afixo que forma uma palavra através de um determinado radical.
...
Prefixos latinos:

PrefixosSignificadosExemplos
ab-afastamentoabdicar
ambi-duplicaçãoambidestro
ante-anterioridadeantepor
bem-, ben-bembendito, beneficente

Como se diz em resposta anterior, a- é também a forma de um prefixo de origem latina (ad-). Um dos seus sentidos «é o de "passagem a um estado", como na palavra adormecer, que não implica qualquer oposição».

kúklos "círculo") + suf[ixo] dim[inutivo] -ette» (Dicionário Houaiss).

ultra- (origem latina): ultrapassar, ultrassom, ultraconservador, ultrassofisticado,... hiper- (origem grega): hipérbole, hipertensão, hipermercado, hipermetropia,...

Origem etimológica
2) Do Latim NECESSE, “inevitável, indispensável”, originalmente sem recuar, sem ceder”, de NE-, prefixo negativo, mais CEDERE, “recuar, ceder, retirar-se”. A ideia aqui é expressar o que não pode ser evitado.

Etimologia (origem da palavra existente). Existir + ente.

No verbo “prever”, o prefixo “pre-” indica antecipação. No adjetivo “infeliz”, o prefixo “in-” indica intensidade.

A palavra bicicleta vem do francês bicyclette, a partir dos étimos kýklos e cyclus, respectivamente do grego e do latim, com o prefixo latino bi, duas vezes, indicando veículo de duas rodas pequenas, como foi concebido. Assim surge a terminologia BICICLETA.

Fogo: fogueira, fogaréu, fogareiro. Tinta: tintura, tinteiro, tinturaria. Fazenda: fazendeiro, fazendinha, fazendona.

Os números iniciais 978 indicam que o produto é um livro. O prefixo 85 mostra que o livro foi publicado no Brasil.

cor·re·dor |dô| 1. Que ou o que corre.

e) Lealdade – DADE – prefixo.

Isso pode ser verificado ao analisarmos o vocábulo “desleal”. Essa palavra é formada pelo prefixo “des-” mais o termo “leal”. Esse prefixo é usado para indicar uma ação contrária. Desse modo, “desleal” é o oposto de “leal”.

Prefixos de negação
É o caso de discordar. Alguns prefixos de negação: in-, im-, i-, des-, dis-, á-, an-.

O prefixo e o sufixo são códigos que foram criados, por conta do aumento das linhas telefônicas, para localizar números de contato específicos.

9 Gram Processo empregado na formação de palavras pelo acréscimo ou pela extração de afixos: No processo de derivação prefixal, o uso do prefixo “in” em “feliz” forma a palavra “infeliz” e, na derivação sufixal, o sufixo “mente” acrescentado à palavra “feliz” forma a palavra “felizmente”.

Felicidade tem como formação da palavra o sufixo "dade" que tem função de ajetivar o substantivo para dar sentido de estado. Estar feliz. Infelicidade foi formada colocando o prefixo "In" com o sentindo de negação nesta palavra.