Quais são os prazeres que beneficiam e os que prejudicam o ser humano?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Seguindo o Epicurismo podemos afirmar que os prazeres benéficos seriam aqueles que nos levam a um estado de tranquilidade. (Ex: Escutar uma boa música, Contemplar algo belo e assim vai). Já os que prejudicam seriam basicamente aqueles que levam ao oposto; Prazeres maus que deixam dor, violência, perturbações etc.

Os desejos naturais e necessários permitem que o corpo continue afirmando-se na existência. Nós não os desejamos porque são bons, eles são bons porque os desejamos. Água, para não morrer de sede; comida para não morrer de fome; calor; para não morrer de frio.

Mas precisamente ainda, Epicuro divide os desejos em naturais e necessários - por exemplo, o instinto da reprodução; naturais e não-necessários (comer bem, beber bebidas refinadas, vestir-se elegantemente etc.)

Para ele, há três tipos de prazer, a saber: prazeres naturais e necessários, prazeres naturais e não necessários e os prazeres não naturais e não necessários.

Desejos podem ser agrupados em vários tipos de acordo com algumas distinções básicas. Os desejos intrínsecos dizem respeito ao que o sujeito quer para seu próprio bem, enquanto os desejos instrumentais referem-se ao que o sujeito quer para o bem de outra coisa.

Beijo, sono, riso, doce, silêncio, sexo... A ciência garante que aproveitar as coisas boas da vida (na dose certa, sempre) nos ajuda a ganhar bem-estar e felicidade.

Ter prazer é algo natural na vida das pessoas. Ele simplesmente acontece e traz uma deliciosa sensação de bem-estar. Principalmente os prazeres que Kringelbach chama de fundamentais – comer, fazer sexo e se relacionar socialmente. E eles são primordiais por razões elementares.

O desejo, por conseguinte, é a vontade de cumprir uma vontade ou de saciar um gosto. Pode-se desejar objetos materiais (uma casa, um automóvel), situações (férias, um reencontro familiar) ou até pessoas (o desejo sexual).

Diz no seu livro: “O ser humano possui cinco desejos fundamentais: ser reconhecido, amado, elogiado, livre e útil. Quando esses desejos são satisfeitos, o homem encontra a razão de viver”.

Aprovada pela comunidade
“O ser humano possui cinco desejos fundamentais: ser reconhecido, amado, elogiado, livre e útil.

Segundo o pensador, os prazeres imediatos são aqueles que devem ser evitados para alcançar o equilíbrio, isto é, são negativos. Por outro lado, os prazeres duradouros são aqueles super estimados pelos seres humanos, sendo considerados positivos.

Nesse sentido, Epicuro enfatiza que uma das maneiras de alcançar a tão sonhada felicidade é por meio do prazer, porém não é o prazer apenas por prazer, e sim aquele prazer que traz serenidade de espírito, que é livre de dor e de qualquer espécie de sofrimento corporal, ou seja, a saúde da alma.

a) alcançar o prazer moderado e a felicidade. b) valorizar os deveres e as obrigações sociais. c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação. d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.

As alegrias da vida, como começamos falando, estão nas coisas simples, na capacidade de sentir prazer na companhia de alguém, ao contemplar uma paisagem bonita, compartilhar idéias, usar a criatividade, abraçar a vida com amor, recebendo e irradiando sentimentos acolhedores.

Desejos naturais, mas não necessários: são os desejos que surgem da vontade de variar, por exemplo o alimento ou a bebida, para variar também o prazer do corpo. São naturais ao ser humano, mas não precisam ser realizados para sua felicidade ou sobrevivência.

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo. Se eles se desequilibram, o corpo pode reagir com insônia, estresse, ganho de peso e, é claro, mau humor.

Expressões Faciais Universais
São elas: alegria, tristeza, raiva, aversão, surpresa, medo e desprezo.