Quais são os prazeres mundanos?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Então, se nos referirmos aos prazeres mundanos significa que estamos diante do desfrute de uma boa refeição, de um agradável passeio, de uma conversa amigável, da leitura de um romance interessante e, por último, diante das coisas simples da vida que nos dão prazer.

O termo mundano geralmente é usado para criticar alguma ação ou pessoa por se submeter a prazeres físicos ou sujos, enquanto, na perspectiva do artista, a palavra faz mais sentido quando conectado ao nosso potencial de ação enquanto cidadãos do mundo.

Que ou quem gosta dos bens e prazeres do mundo.

Enquanto o amor bíblico diz que durante um casamento você deve renunciar, sacrificar, pensar mais no outro do que em você mesmo; o amor mundano diz pra você pensar em si, se priorizar, não abrir mão. Ou seja, quando o amor do mundo é tua referência, teu exemplo se dá basicamente do egoísmo.

1 profano, material, terrestre. 2 terreno.

Depois de realizar intervenções artísticas nos sistemas Cantareira, Guarapiranga e Alto Tietê, em São Paulo, o grafiteiro Thiago Mundano foi à América do Norte para apresentar sua obra em um ponto do globo em profunda crise hídrica: o estado da Califórnia.

Grafiteiro, empreendedor social e ativista. Reconhecido internacionalmente por seu grafite e ativismo socioambiental, Mundano busca inspiração na voz das ruas, nos problemas e nas virtudes das cidades.

O painel do artista Mundano é uma releitura da obra Operários, de 1933, de Tarsila do Amaral. São 270 pessoas mortas: 259 corpos identificados e 11 desaparecidos. Mais de 100 pessoas que ficaram sem um teto. Na memória, a fotografia amarelada de uma cidade sobrevivente e de um rio morto.

Concupiscência é o termo utilizado para designar a cobiça ou apreço por bens materiais, assim como os prazeres sexuais.

João listou três consequências dos desejos da carne. Desejo desenfreado por algo sem razão ou ilusão. A concupiscência dos olhos, porta de entrada. O materialismo inconseqüente.

Segundo a psicóloga Fabiane Curvo, a paixão é um sentimento de desejo. A atração sexual também. A diferença é que na paixão a gente quer se relacionar amorosamente com o outro, quer ser aquilo que o outro tem e pode sentir também uma certa admiração.

De acordo com a passagem da Bíblia em 1 Coríntios 13:4-7, "o amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Para amar leve é necessário empatia não somente pela pessoa para quem estamos doando nosso coração, mas pelo mundo, pois assim aprendemos como as pessoas são e aceitamos seus defeitos e histórias com mais facilidade. As relações maduras, por isso leves, simplificam as coisas.

O amor verdadeiro vai muito além de uma paixão passageira que já sentimos. Ele não se resume apenas ao desejo pelo seu parceiro ou parceira, mas ao companheirismo, a honestidade, ao cuidado um com o outro e a vontade de estar ao lado daquela pessoa para sempre.

1. Tratar de descobrir, de achar, de granjear. 2. Pender para, dirigir-se.