Quais são os possíveis objetos de estudo da psicologia?

Perguntado por: rmelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

As questões estudadas pela psicologia estão relacionadas à personalidade, aprendizagem, motivação, memória, inteligência, funcionamento do sistema nervoso, comunicação interpessoal, desenvolvimento, comportamento sexual, agressividade e comportamento em grupo.

Seu objeto de estudo era a estrutura consciente da mente e do comportamento, sobretudo as sensações.

Resposta: Explicação: O objeto de estudo da psicologia pode ser definido como, o estudo do comportamento humano e dos processos mentais, entretanto, essa definição é como um enorme guarda-chuva que abriga em seu interior uma variedade de subtemas e compreensões dessas definições.

A diversidade de objetos da Psicologia é explicada pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constituído como área do conhecimento científico só muito recentemente (final do século 19), a despeito de existir há muito tempo na Filosofia enquanto preocupação humana.

O que é objeto de estudo? O objeto de estudo consiste nessa especificação do tema de pesquisa. Ou no ponto de vista pelo qual se analisará o tema da pesquisa. Em outras palavras, o objeto de estudo é o afunilamento do tema.

Como você aprendeu acima, os quatro principais objetivos da psicologia são: descrever, explicar, prever e mudar o comportamento. Em muitos aspectos, estes objetivos são semelhantes aos tipos de coisas que você provavelmente faz todos os dias e como você interage com os outros.

Wundt defende que o objeto de estudo da Psicologia é a experiência consciente imediata, composta de elementos mentais básicos que podem ser divididos em sensações e sentimentos.

O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas. A teoria da psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939).

As principais abordagens da psicologia

  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo ou Analítico Comportamental. ...
  • Humanismo. ...
  • Psicoterapia Corporal ou Reich. ...
  • Cognitivo-Comportamental ou TCC. ...
  • Gestalt-terapia.

Wilhelm Wundt

Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica.

Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo). O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos.

[4] “A psicologia social é o estudo científico da interdependência, da interacção e da influência entre as pessoas. A interdependência reflecte o facto de que a maior parte das coisas que uma pessoa deseja não pode ser obtida sem a colaboração de outras pessoas.

Na psicanálise, um objeto é uma representação mental de um objeto externo. Assim, não se fala em investimento de energia psíquica ou catexia em relação a objetos externos, mas sim em relação a suas representações na mente do indivíduo.

SUBJETIVIDADE COMO OBJETO DA PSICOLOGIA A Psicologia colabora com o estudo da subjetividade: é essa a sua forma particular, específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.

Ela tem o objetivo de valorizar os saberes e garantir o respeito a todas as pessoas, independentemente de suas distinções. Além de conhecer essas diferenças, é importante que as crianças tenham a oportunidade também de conviver com elas.

A psicologia tem um papel importante na educação, pois contribui para o entendimento do comportamento humano. Com base nas teorias da psicologia, os educadores podem desenvolver estratégias eficazes de ensino que melhoram o aprendizado dos alunos.