Quais são os pontos positivos e negativos do capitalismo?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O sistema capitalista tem como vantagens importantes a liberdade econômica, a inovação tecnológica e a livre concorrência. Porém, também apresenta pontos bastante negativos, como a ampla desigualdade social.

O professor deve apresentar os quatro principais fatores que provocam a crise do sistema capitalista, que são: a desigual relação entre capital e trabalho, os problemas ambientais, incremento das desigualdades sociais e a perda de valores humanos.

Desigualdade social: como o objetivo principal do capitalismo é a obtenção do lucro e da acumulação de riquezas, o que ocorre nesse sistema é o enriquecimento de uma pequena parcela da população – geralmente os proprietários dos meios de produção – e o empobrecimento das camadas mais baixas.

A Globalização fez surgir a Geração Y, a primeira que está vivendo num mundo hiper conectado e com menos barreiras comerciais e culturais. Como ponto negativo é preciso afirmar que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos.

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

A principal desvantagem do sistema capitalista é a ampla desigualdade social, expressa especialmente por meio das diferenças entre os detentores dos meios de produção e os trabalhadores assalariados.

Por um lado, alguns estudos afirmam que a desigualdade social surgiu com o capitalismo, pois este se baseia na ideia de acumulação de capital e de propriedade privada. O capitalismo também incita o princípio da competição e classifica o nível das pessoas baseados no capital e no consumo.

Uma das maiores críticas ao capitalismo diz sobre o fato de que um número muito pequeno de pessoas detém grande parte da riqueza do mundo. Críticas recentes têm demonstrado que a desigualdade social dentro do capitalismo está fora de controle e é considerada uma das grandes ameaças ao progresso social.

No modo de produção capitalista a pobreza (pauperização absoluta ou relativa) é o resultado da acumulação privada do capital, mediante a exploração (da mais-valia), na relação entre capital e trabalho, entre os donos dos meios de produção e os donos de mera força de trabalho, exploradores e explorados, produtores ...

É um processo irreversível que tem como conseqüência uma progressiva segregação espacial, separação e exclusão, em que o desemprego crescente ocasiona o aumento da pobreza e a perda da qualidade de vida das classes médias, com maiores benefícios às classes detentoras do poder.

E isso porque foi iniciada, há algumas décadas, a transformação capitalista da agricultura brasileira, o que implicou: a) a mecanização e o aumento da produtividade da economia rural; b) o recurso à química e à biologia para aperfeiçoar as culturas; c) a consequente liberação de mão de obra agrícola e urbanização das ...

No capitalismo a forma mais desenvolvida da atividade educativa, é a educação escolar. Pois é a partir do momento em que o ser humano é inserido na escola que ele passa a conviver diretamente com as regras, normas, desejos, anseios e objetivos estabelecidos para ele por essa sociedade antes mesmo dele nascer.

Os pontos positivos de alguém são as suas principais qualidades. É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

educação pública. impostos absurdos. falta de emprego. aposentadoria quando se está perto de morrer.

A globalização representa um salto de qualidade no capitalismo monopolista, constituindo-se numa nova fase do imperialismo mundial, ancorada na revolução das tecnologias de informação, na reestruturação produtiva e na predominância do capital financeiro sobre o conjunto da economia mundial.