Quais são os pontos negativos da gravidez na adolescência?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 6 de maio de 2023
3.9 / 5 3 votos

Quanto ao risco, a gravidez na adolescência é um problema de Saúde Pública, pois as adolescentes têm maior probabilidade de desenvolver síndromes hipertensivas, partos prematuros, anemia, pré-eclâmpsia, desproporção feto-pélvica, restrição do crescimento fetal, além de problemas consequentes de abortos provocados e/ou ...

A gestação da adolescente tem grandes repercussões sociais. A jovem, muitas vezes, deixa os estudos e apresenta mais dificuldade de inserção e permanência no mercado de trabalho. Assim se prolonga o tempo de dependência financeira familiar dessa jovem.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta faixa etária é uma condição que eleva a prevalência de complicações maternas, fetais e neonatais, além de agravar problemas socioeconômicos existentes.

Converse com sua mãe, seu pai ou responsável. Tenha um diálogo franco, explique o que aconteceu e como vocês se sentem. O garoto, futuro pai do bebê, estar junto nesse momento é fundamental para a segurança da adolescente gestante. Procure também apoio nos serviços de saúde.

Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo.

Para traduzir ainda mais essa realidade em números, meninas com menores condições socioeconômicas têm cinco vezes mais chances de engravidar do que as adolescentes mais abastadas.

Gravidez não planejada é aquela que não foi programada pelo casal ou pela mulher. Geralmente, é causada pela ausência ou o uso incorreto dos métodos contraceptivos e a falta de informação.

Na introdução é preciso falar sobre os fatores históricos da sua redação e apresentar argumentos de forma breve, como por exemplo: casos de gravidez precoce de um ponto de vista dos direitos humanos, o papel da organização mundial de saúde na prevenção e educação sexual e a influência das redes sociais.

CONCLUSÃO: É necessário analisar o fenômeno da gravidez na adolescência de uma forma ampla, que contemple aspectos não somente da prevenção, mas dos riscos da gravidez não planejada e dos problemas perinatais, principalmente entre as adolescentes mais jovens.

Principais formas de prevenção
Camisinha. Pílula anticoncepcional. Implantes (DIU Hormonal, de Cobre e Implante subcutâneo) Pílula do dia seguinte.

“Entre as causas de maternidade precoce estão casamentos infantis, violência sexual, extrema pobreza e falta de acesso a métodos anticoncepcionais”, disse. Pelo Código Penal, o crime de estupro de vulnerável é definido como “ter conjunção carnal ou praticar ato libidinoso com menor de 14 anos”.

1. Preservativos. Talvez, o método contraceptivo mais famoso entre os citados neste artigo. Isso porque, além de prevenir a gravidez, também protege contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como a Aids, e outras infecções, como a candidíase.

CRIANÇA ENGRAVIDA A PARTIR DE QUAL IDADE? Em contato com a reportagem de A Gazeta, o especialista falou também sobre a possibilidade de gravidez na infância, que se dá após a primeira menstruação, chamada de menarca. Segundo Aboudib, isso varia de criança para criança e varia entre os 9, 10, 11 e 12 anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gravidez na adolescência se caracteriza quando ocorre entre os 10 e os 20 anos de idade.