Quais são os pontos negativos da geração Z?

Perguntado por: dparis . Última atualização: 4 de abril de 2023
4 / 5 3 votos

Pandemia, solidão, ansiedade social, frustração profissional, preocupações globais, uso excessivo das redes sociais … os problemas que pesam sob os ombros da geração Z estão aí, listados, e podem ser facilmente reconhecidos por todos.

O desafio do Tédio
Quase metade (48%) dos trabalhadores da Geração Z confessam que estão entediados com seus trabalhos de casa. Para estes profissionais, uma das vantagens empolgantes de um trabalho é o aspecto social de se envolver com os colegas de trabalho, e isso tem se perdido desde que a pandemia teve início.

Millennials

Antes, você realmente sabe quem são os Milennials? Muito provavelmente você que está lendo agora é um deles. Os Millennials, ou Geração Y, são os nascidos entre as décadas de 80's e 90's.

Com base em estudos americanos, menciona que a geração Z, formada por nascidos a partir de 1995, está mais propensa a ter depressão por ser menos resiliente e não saber lidar com frustrações.

Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis.

Impacientes, exigentes e dinâmicos — esse é o perfil de crianças e jovens da Geração Z, nascidos entre os anos 1995 e 2010. Criados em uma era altamente tecnológica, de ansiedades profundas e mudanças avassaladoras, são críticos, questionadores e exigem que instituições de ensino se adaptem às suas peculiaridades.

O estilo de vida imediatista desses jovens os torna mais vulneráveis ao desenvolvimento de diferentes desordens emocionais. Mediante o risco do surgimento de ansiedade e de depressão, exige-se um olhar muito atencioso para o modo como a sociedade está absorvendo os avanços tecnológicos e as transformações.

De acordo com levantamento do Itaú Unibanco, fastfood e aplicativos de transporte estão entre os gastos mais recorrentes. Os jovens nascidos entre 1995 e 2010, na chamada Geração Z, estão cada vez mais cobiçados pelas empresas.

A geração Z busca um ambiente de trabalho divertido, sem rigidez de hierarquia e formalidade, que valorize sua autonomia e compartilhe seus valores. Os indivíduos da geração Z têm alta rotatividade no mercado de trabalho.

Também chamados de nativos digitais, quem nasceu na geração Z tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.

A geração Z é caracterizada pelo otimismo, o imediatismo, a capacidade de serem multitarefas e a preocupação em buscar a satisfação no trabalho sem preocupação em se demitir, fazendo o que se gosta e encarando os desafios como etapa inerente ao sucesso.

Assim, das 2.598 pesquisas realizadas, esse foi o resultado: da geração mais feliz para a menos feliz, estão a Geração Silenciosa (com idade 77 anos ou mais), Boomers (58 a 76), Geração X (42 a 57), Millennials (26 a 41) e Geração Z (18-25).

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.

geração Z

É o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025. Eles sucedem a geração Z, que veio à luz entre 1997 e 2009, e são, em sua maior parte, filhos dos millennials (1981-1996). Em 2025, haverá cerca 2,5 bilhões deles no mundo, o que fará da alpha a maior geração da história da humanidade.

Ela veio à terapia porque não tinha vontade de fazer coisa alguma, estava sem motivação e sua sensação era de que a vida não tinha sentido. Ela estava certa, pertence à chamada "geração deprimida" — que engloba, na verdade, duas gerações: a dos millennials (também chamados de geração Y) e a geração Z.

Pesquisas de todo o mundo, especialmente em países de alta renda, têm apontado que o consumo de álcool entre os jovens da geração Z está diminuindo tanto por conta de uma maior abstenção nessa faixa etária quanto por uma redução do consumo.

Quando questionados sobre sintomas e sentimentos que mais apareceram no último ano, a geração Z também se mostra mais vulnerável. Em relação à saúde emocional, 62% dos jovens dizem sentir ansiedade, frente a 56% em 2021. A insônia também se destaca mais para 45% dos jovens nesse segundo levantamento.

Geração X: nascidos entre 1965 e 1980. Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.

Os jovens dessa geração valorizam a comunicação e o diálogo, assim como a transição entre diferentes comunidades. Para isso, a internet e, em especial, as redes sociais desempenham um importante papel para eles. Os dispositivos móveis também ganham destaque com a gen Z.