Quais são os polos no processo do conhecimento?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Os polos que estão tradicionalmente presentes no processo de transmissão do conhecimento são o sujeito e o objeto. O sujeito trata-se da pessoa disposta a aprender e o objeto é o conhecimento.

Nesse sentido, três elementos são necessários para que haja conhecimento: a) O sujeito, que é o ser que conhece; b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer; c) A imagem mental em forma de opinião, idéia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que ...

A teoria do conhecimento é uma área da filosofia que estuda a origem, a maneira e a natureza do ato de conhecer dos seres humanos. Mas o que seria o conhecimento? Quais as condições necessárias para que eu possa dizer com certeza que eu “conheço algo”?

Polo Norte e Polo Sul. Os dois extremos: Polo Norte e Polo Sul.

A Nova Ordem Mundial entende-se como uma disputa econômica e financeira entre três polos de poder que são: Polo Americano – liderado pelos Estados Unidos; Polo Europeu – liderado pela Alemanha; Polo Asiático – liderado pelo Japão e pela China.

Os quatro modos de conversão do conhecimento são: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização, que originam o modelo SECI. isso, de criação de conhecimento tácito – tais como os modelos mentais e as habilidades técnicas compartilhadas”.

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

O conhecimento é formado por 3 elementos básicos:

  • o sujeito (ou cognoscente): a pessoa capaz de obter o conhecimento;
  • o objeto (ou cognoscível): o quê ou aquilo que se pode conhecer;
  • a representação: que é o entendimento do objeto pelo sujeito.

O conhecimento resulta da interação do sujeito com o objeto. O desenvolvimento cognitivo ocorre pela assimilação do objeto de conhecimento a estruturas próprias e existentes no sujeito e pela acomodação dessas estruturas ao objeto da assimilação.

A construção do conhecimento acontece através do tempo, o indivíduo recebe a informação e constrói o saber, salientando que há o aprendizado, mas os indivíduos aprendem de formas diferentes.

Qual é a fonte do conhecimento, ou como conhecemos? Há duas respostas possíveis: a razão e a experiência.

O conhecimento objetivo é aquele centrado no objeto, aquele que não depende do sujeito que o detém, sua produção advém da objetividade humana – é aquele que gera e lida com compreensões e explicações (busca verdades) sobre o mundo.

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

Os polos do planeta Terra, chamados também de regiões polares, são as áreas mais frias de todo o mundo. Por isso, são pouco povoadas. Durante grande parte do ano, as temperaturas nos polos encontram-se abaixo de 0°C, favorecendo a formação de paisagens diferentes das que conhecemos.