Quais são os poemas do Arcadismo?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Autores: 1. Arcadismo – Sonetos de Bocage

  1. Apenas vi do dia a luz brilhante. Apenas vi do dia a luz brilhante. ...
  2. Já Bocage não sou!… À cova escura. ...
  3. Olha, Marília, as flautas dos pastores. Olha, Marília, as flautas dos pastores. ...
  4. Oh retrato da Morte, oh Noite amiga. Oh retrato da Morte, oh Noite amiga,

Características do arcadismo
Em busca do equilíbrio e da restauração do caos reinante na escola barroca, o arcadismo recorria ao bucolismo, aos temas pastoris, aos elementos da natureza. Era comum que os poetas árcades assinassem seus versos em pseudônimos com nomes de pastores gregos e romanos.

Principais obras:

  • Culto Métrico (1749)
  • Munúsculo Métrico (1751)
  • Labirinto de Amor (1753)
  • Epicédio (1753)
  • Lírica Ressonância (1753)
  • Obras Poéticas (1768)
  • Vila Rica (1773)
  • Poesias Manuscritas (1779)

Em termos de análise literária, é possível dizer que o Arcadismo brasileiro tem três manifestações diferentes: as obras líricas, as satíricas e as épicas. Os principais autores do Arcadismo são: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão e Basílio da Gama.

Cláudio Manuel da Costa

Cláudio Manuel da Costa (1729-1789)
Poeta, advogado e jurista brasileiro, Cláudio Manuel da Costa é considerado o precursor do Arcadismo no Brasil e destacou -se por sua obra literária, mais precisamente, a poesia.

Os poetas árcades a natureza de maneira simples, emanando harmonia, aos moldes da poesia pastoril clássica. Valorizam o "homem natural", ou seja, o homem que se espelha na serenidade, no equilíbrio da natureza, repudiando os excessos e os conflitos tão caros aos escritores barrocos.

O eu poético: exaltação da natureza e da mitologia; Crítico: absorveu a filosofia do Iluminismo, fazendo forte crítica à burguesia e ao estilo de vida dos burgueses; Pseudônimos pastoris: os poetas fingiam outra identidade, se autointitulado pastores e assinavam suas obras como tal.

Origem da expressão "Arcadismo"
Também nomeava as agremiações literárias onde se reuniam os poetas pastoris do século XVIII. Os escritores do período, que ficaram conhecidos como árcades, buscavam se distanciar das fórmulas artísticas do Barroco, a escola literária anterior, caracterizada pelos excessos.

As principais características do arcadismo são: o retorno ao clássico (cultura greco-romana), o bucolismo, o pastoralismo, a idealização amorosa e a escolha de temas cotidianos e relacionados com a natureza.

A linguagem do Arcadismo era objetiva. Os artistas desse movimento não utilizavam expressões rebuscadas. Diferente do movimento Barroco que se apropriava das figuras de linguagem, como a metáfora, a antítese e o paradoxo, a linguagem do Arcadismo era literal.

Qual é o objetivo do Arcadismo? No contexto do Arcadismo, o objetivo do movimento literário e artístico era o de se contrapor ao Barroco, ou seja: focar a razão, trazer um vocabulário mais simples, diminuir o exagero na produção artística, utilizar uma linguagem séria, entre outros.

O arcadismo no Brasil foi um movimento que tinha como características a simplicidade, o apego à natureza, o retorno as características clássicas, o bucolismo, o pastoralismo e os termos em latim.

Na Literatura, o Arcadismo ficou marcado por romper as ideias barrocas e valorizar a natureza e o estilo de vida no campo.

Manuel Maria Barbosa Du Bocage

A maior figura representativa do arcadismo em Portugal era o poeta português Manuel Maria Barbosa Du Bocage, mais conhecido pelo sobrenome Bocage.

Carpe diem (colher o dia)
Esse lugar acolhedor e natural foi usado para divulgar as ideias que o arcadismo queria passar acerca de uma sociedade mais justa e igualitária. Longe das cidades, longe da nobreza e da sua ostentação, seria possível encontrar paz e igualdade.

As principais características das obras do arcadismo brasileiro são: valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.

Carpe Diem (Aproveitar a vida, viver o momento); Fugere Urbem (Fuga da cidade, remetendo à felicidade da vida no campo, em contraste com o caos urbano); Aurea Mediocritas (Desvínculo à vida material, que, segundo os árcades, era considerada uma vida medíocre, entretanto, rica em realizações espirituais);

Entretanto, os poetas árcades viviam nos centros urbanos e pertenciam à incipiente classe burguesa brasileira.

Síntese do Arcadismo na Literatura Brasileira:
- Marco inicial: Obras poéticas (1768) de Cláudio Manuel da Costa. - Principais características: valorização da natureza e do estilo de vida bucólico. Representou os anseios da vida burguesa.

Queixumes do

O poeta é bastante lembrado por seus poemas satíricos e de cunho anedótico. Sua obra mais famosa é Queixumes do pastor Elmano contra a falsidade da pastora Urselina.

Principais autores do Arcadismo

  • Manuel Maria Barbosa du Bocage. Sobre. Nascido em Setúbal, Portugal, em 1765, é considerado um dos principais autores do Arcadismo português. ...
  • José Basílio da Gama. Sobre. ...
  • Cláudio Manuel da Costa. Sobre. ...
  • Tomás Antônio Gonzaga. Sobre. ...
  • José de Santa Rita Durão. Sobre.