Quais são os poemas de Alberto Caeiro?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Poemas e Poesia de Alberto Caeiro

  • A Criança que Pensa em Fadas. Alberto Caeiro.
  • A Espantosa Realidade das Coisas. Alberto Caeiro.
  • A Guerra que Aflige com seus Esquadrões. Alberto Caeiro.
  • A Manhã Raia. Alberto Caeiro.
  • A Mentira Está em Ti. Alberto Caeiro.
  • A Natureza é Bela e Antiga. Alberto Caeiro.
  • A Neve. ...
  • A Noite É Muito Escura.

A poesia de Alberto Caeiro possui as seguintes características:

  • Bucolismo — idealização da vida campestre.
  • Sensacionismo — valorização das sensações.
  • Paganismo — caráter politeísta.
  • Versos livres — sem métrica e sem rima.
  • Linguagem simples — sem dificuldade de compreensão.
  • Locus amoenus — lugar ameno.

Entre os heterônimos de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro é considerado o mestre, aquele, conforme a definição de seu criador, que escreve “por pura e inesperada inspiração, sem saber ou sequer calcular que iria escrever”.

De quem é o olhar Que espreita por meus olhos ? Quando penso que vejo, Quem continua vendo Enquanto estou pensando ? Por que caminhos seguem, Não os meus tristes passos, Mas a realidade De eu ter passos comigo ?

Caeiro valoriza a simplicidade e demonstra o seu gosto pela natureza. Para ele, mais importante do que pensar é sentir, delegando todo o conhecimento à experiência sensorial. A linguagem da sua poesia é simples, afinal, Caeiro não estudou além da escola primária.

Do português antigo caeiro, 'fabricante (ou fornecedor) de cal'. Tem os derivados Caeira, Caeirão, Caeirinha e Caeiros.

1. [ Literatura ] Nome e personagem inventados por um autor para assinar obras com estilos literários diferentes (ex.: o escritor Fernando Pessoa criou dezenas de heterónimos mas os mais famosos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis).

Resposta: A) O tema do poema "Nem sempre sou igual" está na possibilidade de mudança que o eu lírico infere nos seus versos.

No poema, Alberto Caeiro afirma-se um poeta onde diz que a realidade é apenas “o que é”, e por isso não tem mistérios a desvendar, contrariando tudo aquilo que as outras pessoas pensam sobre as coisas, quando acreditam que elas contêm algo mais para além daquilo que é visível.

Os heterônimos criados por esse ilustríssimo autor foram: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

O escritor português Fernando Pessoa nasceu em 1888 e morreu em 1935. O poeta criou vários heterônimos (autores fictícios, com características próprias). Os heterônimos mais conhecidos de Pessoa são: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

O maior e mais famoso exemplo da produção de heterónimos é do poeta português Fernando Pessoa. Ele criou os heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, entre muitos outros. Também criou o semi-heterônimo Bernardo Soares.

Alberto Caeiro é um dos célebres heterônimos desenvolvidos por Fernando Pessoa (127 no total, de acordo com biografia recente) como parte de sua maneira de fazer poesia, criando autores autônomos que teriam nomes, vidas e ideias (visão de mundo e estética) distintas dele mesmo.

4. «Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena.» Eis uma das frases mais citadas e mais famosas de Fernando Pessoa, não só de Mensagem.

O amor é quando a gente mora um no outro. A laranja cortada ao meio, Úmida de amor, anseia pela outra... É assim, é bem assim que eu te desejo!

O Amor É uma Companhia
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo. Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo. E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar. Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.

Alberto Caeiro é um adepto do paganismo e do sensacionismo (valorização das sensações). Álvaro de Campos é um escritor modernista e futurista. Ricardo Reis é autor de versos regulares neoclássicos. Bernardo Soares escreveu o Livro do desassossego, um diário íntimo e fragmentado.

8 de março de 1914

O próprio poeta Fernando Pessoa reconhece que Caeiro foi o desencadeador de seu processo poético. O principal conjunto de poemas de Caeiro, O Guardador de Rebanhos, constituído de 49 poemas, teria sido escrito de uma única vez, na noite de 8 de março de 1914. Na obra, está sintetizado todo o estilo desse heterônimo.

Horácio: Significa “aquele que é protegido pelas Horas”. Tem origem no nome em latim Horatius, derivado do grego Horaí (Horas), que quer dizer “tempo, estação”.

Significado de Galã
substantivo masculino Homem de ótima aparência, elegante, bonito e galanteador. [Teatro e Cinema] Protagonista ou ator cujo papel representado prioriza sua beleza, elegância etc. [Pejorativo] Homem mulherengo, que gosta de dizer galanteios. Etimologia (origem da palavra galã).