Quais são os poderes de Amon?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Amon é chamado de “O invisível” e, por isso, entendia-se que poderia estar em toda parte. Os egípcios o associavam também ao vento e ao ar – por isso, ele era entendido com um deus informe (sem forma).

Considerado deus do Sol e do ar, Amon tinha um culto muito forte na cidade de Tebas. Também foi um deus muito importante, e muitos textos religiosos o colocam em um lugar de predominância, assim como foi com Rá.

Anúbis é um dos deuses egípcios. Ele é uma divindade da mitologia egípcia, antiga religião do Egito. O deus acumula diversas atribuições, como: guiar as almas até o submundo, é embalsamador e assume o papel de deus dos mortos.

O deus Hórus é o deus solar dos céus e um dos mais importantes da mitologia egípcia. A imagem de Hórus está associada ao firmamento, e portanto, ele representa a luz, o poder e a realeza.

Amon: Significa “o oculto”, “o escondido”.

Depois de reinar dois anos, Amom foi assassinado pelos servos que conspiraram contra ele e foi sucedido por seu filho Josias, que, na época, tinha oito anos de idade.

Amom acabou assassinado por seus próprios servos (2 Reis 21:23). A Bíblia não esclarece os motivos dessa conspiração na corte de Judá que lhe custou à vida. O próprio povo cuidou de punir os assassinos de Amom, e colocou Josias, seu filho, como rei sobre Judá.

Surge então, uma nova fusão, desta vez denominada Amon-Rá, protetor dos faraós. Assim, o deus Amon se tornou a divindade de destaque do panteão, pois a superposição Amon-Rá significa, basicamente, culto ao sol (Amon = culto e Rá = sol).

As mulheres eram bem tratadas no Antigo Egito. Elas podiam receber uma remuneração e ter propriedades. A lei egípcia reconhecia seus direitos e elas podiam ir aos tribunais reclamá-los, se sentissem que estavam sendo tratadas de forma injusta.

A XVIII Dinastia viu se fortalecer o culto à Amon, alcançando o panteão e as especulações teológicas sobre todo o universo. Amon se manifestava diariamente, através da luz do sol, que dava o poder de vida, e por isso logo foi associado à Rá, combinados como Amon-Rá - “aquele que ilumina e emerge diariamente”.

Poderes e habilidades
Como o deus do céu Hórus pode voar, e mantém domínio sobre todas as criaturas voadoras. Ele também detém domínio sobre a esfera dos reis, podendo influenciar a política no mundo mortal. Hórus tem força e agilidade sobrehumanas.

Set era uma divindade presente na religiosidade dos egípcios na Antiguidade, considerado o deus das tempestades, do caos, da guerra e identificado com as terras e pessoas estrangeiras, além de ser o senhor do deserto e aquele que trazia a desordem e a violência.

Hórus era o deus dos céus, representado pelos egípcios como um falcão. Era o protetor da humanidade, da realeza e patrono dos homens jovens. Os deuses egípcios acreditavam que eram encarnações desse deus. Na mitologia egípcia, Hórus era filho de Osíris e Ísis.

Nos textos das pirâmides, Rá e Hórus são claramente distintos (por exemplo, Hórus remove para o sul do céu o trono de Rá), mas em dinastias posteriores Rá foi fundido com o deus Hórus, formando Rá-Horaqueti ("Rá, que é o Hórus dos Dois Horizontes"), e acreditava-se que era soberano de todas as partes do mundo criado (o ...

Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e irmão de Absalão e Tamar. Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar. c. 1000 a.C.

Além da mitologia egípcia, também encontramos Amon em algumas passagens da bíblia, sendo considerado um nome de origem hebraica com o significado de "trabalhador fiel".

Absalão

Absalão foi um dos filhos do rei Davi, e seu nome significa "meu pai é paz". Sua história está relatada na bíblia. Consta que ele era belo, de aparência notável, e ágil de rebeldia tentando pegar o trono de seu pai.

Continuar lendo De quem Amon e filho?