Quais planetas do Sistema Solar são habitáveis?

Perguntado por: asales . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

A zona habitável encontra-se entre os planetas Vênus e Marte (planetas estão desproporcionais). Ilustração: cigdem / Shutterstock.com. No nosso Sistema Solar, a Zona Habitável é um espaço situado entre Vênus e Marte. Nesse espaço está localizado o Planeta Terra.

A Nasa (agência espacial dos EUA) anunciou a descoberta de um planeta com tamanho parecido ao da Terra e que pode ser habitável. Chamado de TOI 700 e, o planeta orbita uma zona em que é possível haver água no estado líquido, crucial para a existência de vida como conhecemos.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

São os planetas GJ 1002 B e C, que são tão maciços quanto a Terra e orbitam uma estrela anã vermelha dentro de sua zona habitável.

Encontrar oxigênio na atmosfera dos planetas é algo muito raro. Ainda assim o gás faz parte da composição atmosférica dos vizinhos Marte e Vênus, tendo sido encontrado também em Europa, uma das luas de Júpiter. No caso de Marte, o oxigênio corresponde a apenas 0,13% do gás na atmosfera.

Um estudo divulgado no periódico ScienceDirect indica que Marte poderia receber seres humanos caso tivesse uma magnetosfera, capaz de proteger a vida de condições climáticas altamente intensas. A pesquisa aponta ainda que seria possível fazer isso de uma maneira artificial.

300 milhões de planetas de nossa galáxia são potencialmente habitáveis, diz Nasa. Nossa galáxia tem ao menos 300 milhões de planetas potencialmente habitáveis, de acordo com novas descobertas da Nasa.

"É muito mais difícil trabalhar nas profundezas oceânicas porque as condições são um grande desafio para a tecnologia." Ela ressalta que, nas missões espaciais, as comunicações são extremamente limitadas.

Chuva de diamantes em Urano pode não existir — mas em Netuno, sim!

Por outras vezes chamado de “mundo da água”, o TOI-1452b já é considerado um dos alvos principais para a caracterização atmosférica futura com o James Webb Space Telescope (JWST) e para análise através de espectroscopia de transmissão.

O tamanho inesperado deste mundo recém-descoberto, chamado TOI 5205b, levou os pesquisadores a chamá-lo de “planeta proibido”. Com aproximadamente o tamanho de Júpiter, ele foi descoberto por pesquisadores usando o Transiting Exoplanet Survey Satellite da Nasa, ou TESS.

A biosfera é o lugar onde acontece a vida. Ela representa a camada da Terra que é habitada pelos seres vivos.

Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas.

A sua órbita é bastante elíptica e chega a aproximar-se do Sol mais que Netuno. Quando está próximo ao Sol, a superfície gelada derrete temporariamente. Embora cientistas acreditem na existência um oceano escondido sob a superfície de Plutão, a vida como a conhecemos não seria suportada no planeta.

Levando em conta a gravidade de Plutão, que é de aproximadamente 7% a gravidade da Terra, as subidas não seriam tão cansativas. Uma pessoa que pesa 68 kg na Terra pesaria apenas 4,5 kg em Plutão. Isso facilitaria bastante algumas missões, e possibilitaria construções altas que seriam muito perigosas aqui na Terra.

Confira alguns dos principais exoplanetas situados nas zonas habitáveis:

  • Kepler-22b. É o primeiro planeta descoberto dentro da zona habitável de uma estrela semelhante ao sol, uma região próxima da estrela em que pode existir água líquida. ...
  • TOI 700 d. Este exoplaneta foi descoberto pelo satélite TESS. ...
  • Kepler-452b.

Todo o regolito da Lua é composto de aproximadamente 45% de oxigênio, mas toda essa quantidade de substância que pode ser respirada por pulmões humanos está fortemente ligada a minerais como sílica, alumínio e óxidos de ferro e magnésio.

Vênus

Apesar de ser o segundo em relação ao Sol, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar.

Plutão

Plutão orbita a, aproximadamente, 5,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por conta disso, sua temperatura fica em torno de -232°C, o que significa que não seria um planeta habitável, segundo a Nasa.

Mas, por quais motivos os demais não podem abrigar vida? Porque Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são gasosos, ou seja, não têm solo. Quanto aos planetas rochosos, Mercúrio e Vênus são muito próximos do Sol e Marte um pouco distante demais. Por isso somente a Terra pode naturalmente abrigar vida em nosso Sistema Solar.

Um grande problema em mandar sondas para Júpiter é que o planeta não tem uma superfície sólida para aterrissar, uma vez que há uma transição suave entre a atmosfera do planeta e seu interior. Qualquer sonda descendo na atmosfera é destruída pela imensa pressão.